Dono da SAF do Cruzeiro e do Real Valladolid, da Espanha, Ronaldo Fenômeno é um dos ex-jogadores que melhor administrou sua pós-carreira e, com isso, atualmente, tem uma grande fortuna. Segundo publicação do site Goal.com, além de ser dono de ambos os clubes, ele ainda é sócio de diversas empresas reconhecidas nacional e internacionalmente.
Ele é, por exemplo, sócio majoritário da Octagon Brasil, empresa que patrocina e cuida do marketing de clientes como NBA e Red Bull. Ele também é o sócio-fundador da Oddz Network, empresa do mundo entretenimento, dos esportes e da cultura, que é uma espécie de “holding”.
Além de suas empresas e investimentos, Ronaldo mantém também trabalhos sem fins lucrativos, como a Funação Fenômeno, que contribui, entre outras coisas, com a Organização das Nações Unidas (ONU). Ele ainda é embaixador da Boa Vontade da ONU, participando da organização de jogos beneficentes visando contribuir com recursos para diversos países.
Qual é a fortuna de Ronaldo Fenômeno?
Segundo a projeção da Goal.com, o patrimônio líquido de Ronaldo Fenômeno é de, aproximadamente, R$ 860 milhões. Como ele é um cidadão espanhol, em euros, o valor é de cerca de 170 milhões. Ele é, reconhecidamente, um dos ex-atletas mais ricos do Brasil. Ele ainda acumulou fortuna com contratos na carreira e acordos de patrocínio, além de manter suas empresas e seus investimentos. Nas redes sociais, Ronaldo acumula cerca de 30 milhões de seguidores entre Facebook, Instagram e Twitter.
Em campo, Ronaldo atuou pelo próprio Cruzeiro, tendo passado no Brasil também pelo Corinthians, onde aposentou em 2011. Fora do país, Ronaldo jogou por PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan. Ele é bicampeão da Copa do Mundo pela seleção brasileira, em 1994 e 2002. São 15 gols marcados em Mundiais.