Rio Ferdinand critica racismo contra Richarlison em jogo do Brasil: “Inaceitável”
Ex-jogador, que foi zagueiro da seleção inglesa e do Manchester United, se revolta com injúria racista sofrida pelo atacante brasileiro no jogo contra a Tunísia
Durante a comemoração do segundo da seleção brasileira no amistoso contra a Tunísia, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, uma banana foi atirada na direção do jogador Richarlison — o jogo acabou com o placar de 5 a 1 para o Brasil.
O ato de injúria racial foi alvo de críticas de inúmeras personalidades do futebol. Um desses críticos foi Rio Ferdinand, ex-jogador e famoso zagueiro do Manchester United e da seleção inglesa. Ferdinand publicou um vídeo condenando a ação.
“É desanimador, ouvir meus filhos dizendo: ‘Pai, você viu aquela banana que jogaram para o Richarlison?”
O ex-jogador do Manchester United afirmou que o fato é “inaceitável”.
Ferdinand lembrou que Richarlison foi muito criticado quando fez embaixadinhas em um jogo contra o Nottingham Forest pela Premier League. Porém, agora, boa parte da mídia britânica, a mesma que repercutiu massivamente o lance das embaixadinhas, não está, segundo Ferdinand, dando a mesma importância para o que ocorreu no Parque dos Príncipes.
Para Ferdinand isso é uma “loucura”. Segundo ele, foi feito tanto estardalhaço e houve uma reação “histérica” no caso das embaixadinhas, mas agora, quando ocorre uma injúria racial pública, não há, para o ex-jogador, a mesma comoção.
Richarlison, por sua vez, falou que o fato precisa ser investigado e os responsáveis devem ser punidos.
Antes do início da partida, os jogadores brasileiros entraram com uma faixa contra o racismo que exibia os seguintes dizeres: “Sem os nossos jogadores negros, não teríamos estrelas na nossa camisa”.
Depois da partida, a CBF repudiou publicamente o que ocorreu no Parque dos Príncipes.
Hoje, a FIFA decidiu investigar o caso. É possível que a seleção da Tunísia seja punida.