O Flamengo já teve a alegria de ser campeão continental em duas ocasiões e chegou até a decisão em 4 anos. No entanto, de 1981 até 2022, a disputa pelo campeonato e troféu da Libertadores teve seus dados importantes, veja informações sobre as ocasiões e os duelos enfrentados pelo Fla.
1981 – Campeão
A primeira vez que o Flamengo disputou uma Libertadores foi em 1981. O time carioca conseguiria este feito após ter conquistado o Campeonato Brasileiro um ano anterior. Com uma campanha de 14 jogos que incluíram 8 vitórias, 5 empates e uma derrota, o Fla da época de Zico se coroaria campeão após um jogo contra o Cobreloa de Chile. A vitória do título seria com um 2 a 0 com ambos gols de Zico.
2019 – Campeão
Após um longo período sem disputas de finais, o rubro-negro começaria a campanha com Abel Braga como técnico e conseguiria sua segunda vitória na Libertadores com Jorge Jesus no cargo. Nesta campanha, ganharia 7 vezes, empataria por 3 ocasiões e perderia 3 vezes. Este ano é relembrado pelos fãs de futebol após uma virada histórica, ganhando de 2 a 1 contra o River Plate da Argentina.
2021 – Vice-campeão
O Flamengo fez um ótimo trabalho durante a sua corrida pela Libertadores 2021. Assim, sob o comando de Renato Gaúcho, enfrentou o Palmeiras na final no estádio de Montevidéu. A vitória chegaria para o time paulista na prorrogação, quando Andreas Pereira escorregaria e permitiria o gol histórico de Deyverson.
2022 –
Finalmente, o Flamengo chegou a sua quarta final de Libertadores. Nesta ocasião, o seu rival será o Athletico-PR, outro time brasileiro que vive um grande momento e espera levar uma alegria para sua torcida. Até o momento acumulam 9 vitórias, 3 empates e uma derrota.