F1: quando foi a primeira vitória de Max Verstappen na competição?
Piloto holandês da Red Bull chegou no maior lugar do pódio em temporada dominada pela Mercedes
Com grandes chances de conquistar o bicampeonato da Fórmula 1 já neste final de semana, em Singapura, o piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, teve sua primeira vitória na categoria aconteceu em 2016, quando a Mercedes dominava a disputa.
No Grande Prêmio da Espanha, Verstappen fez sua estreia na RBR, substituindo o russo Daniil Kvyat. O piloto, que já tinha corrido pela Toro Rosso no ano anterior, chegou ao Q3 na Catalunha, conseguindo sair na segunda fila, em quarto.
Porém, em uma temporada dominada pela Mercedes, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg brigando pelo título, Max aproveitou o erro dos pilotos para encaminhar a vitória. Logo na largada, Rosberg, que vinha de quatro vitórias consecutivas assumiu a ponta da prova, mas o inglês e companheiro de equipe bateu com o alemão, o que resultou no abandono dos dois pilotos.
Com isso, Ricciardo e Verstappen se tornaram os líderes, abrindo vantagem após a saída do safety car. Depois de disputas com Kimi Raikkonen, da Ferrari, o holandês conseguiu garantir a liderança até o final da prova, vendo pela primeira vez a bandeira quadriculada na frente dos adversários.
A vitória no circuito da Catalunha também quebrou um recorde na Fórmula 1. Com 18 anos e 7 meses, Verstappen foi o primeiro holandês a vencer uma prova, além de ser o piloto mais jovem a conquistar o lugar mais alto do pódio.
Passados seis anos, Max tem a chance de conquistar seu segundo título na Fórmula 1. Após superar Lewis Hamilton na última volta da temporada 2021, o piloto da Red Bull tem ampla vantagem para os adversários, o que pode resultar no bicampeonato em Marina Bay.
Max subiu ao pódio mais seis vezes em 2016
Com a Mercedes imbatível, Max Verstappen ainda conseguiu chegar no pódio na temporada 2016. Em Spielberg, na Áustria, Silverstone, Kuala Lumpur, na Malásia e Suzuka, no Japão, o atual campeão da Fórmula 1 terminou em segundo. Além disso, em Hockenheim, na Alemanha, e no Brasil, no autódromo de Interlagos, Verstappen completou o pódio, com dobradinha da Mercedes.