O talento de Neymar o permite liderar em números no futebol europeu em diversos quesitos. Enquanto é um dos líderes pela Chuteira de Ouro, que conta com Haaland, do Manchester City, e Robert Lewandowski, do Barcelona, como grandes destaques, o brasileiro está no topo também de uma estatística como “garçom”.
Ao lado de Kevin De Bruyne, astro do City de Pep Guardiola, Neymar é o jogador na Europa com maior número de chances criadas na temporada, com 25 ao todo. O belga do clube inglês é conhecido por ser um dos jogadores com maior capacidade no mundo de armar jogadas e distribuir passes aos companheiros.
Neymar e De Bruyne podem se enfrentar em breve pela Champions League, assim como aconteceu nas últimas duas temporadas. Em 2020/21, os ingleses eliminaram os franceses na semifinal. Já em 2021/22, eles duelaram na fase de grupos da competição, com uma vitória para cada lado. Há a possibilidade também do confronto acontecer na Copa do Mundo no Catar; em 2018, a Bélgica eliminou o Brasil nas quartas com um gol do meio-campista.
O brasileiro soma 11 gols e oito assistências em 11 partidas pelo PSG nesta temporada. Ele está perto de superar seus números da temporada passada inteira, quando teve apenas 13 bolas nas redes e oito passes diretos para gols em 28 jogos. O ex-Barcelona e Santos conviveu com lesões e problemas extracampo que o impediram de ter um melhor rendimento.
Focado e se preparando para a Copa do Mundo, Neymar mostra uma das melhores versões de sua carreira. Ele está perto de superar Pelé em gols pela seleção brasileira (77 a 74) e pode fazer história nos dois próximos amistosos do Brasil, contra Gana e Tunísia, respectivamente na sexta (23) e terça-feira (27).
Em entrevista à DAZN, Neymar falou sobre a preparação para a Copa: “Primeiramente, você precisa estar feliz consigo mesmo. A sua mente tem que estar bem, porque a pressão numa Copa do Mundo é muito grande e você não pode deixar isso te afetar. Tem que estar tranquilo. Se ganharmos a Copa e eu não fizer gols, não tem problema. Só quero ganhar. Quero ajudar a minha equipe, jogar bem”, afirmou.