PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Da Série D até o Brasileirão Série B: como o Mirassol virou referência no interior de São Paulo

Da Série D até o Brasileirão Série B: como o Mirassol virou referência no interior de São Paulo

Clube paulista ainda disputará final da terceira divisão contra o ABC

Por Guilherme Lopes em 26/09/2022 10:07 - Atualizado há 11 meses

Marcos Freitas/Agência Mirassol

O Mirassol está oficialmente garantido no Brasileirão Série B 2023. Após bater o Aparecidense por um placar de 2×1, a equipe do interior paulista avançou em primeiro lugar no seu grupo e ainda joga a final da Série C contra o ABC.

A princípio com a melhor campanha da primeira fase, o time paulista dependia de um empate na última rodada para garantir participação na segundona. Dessa forma, em três anos o Mirassol conquistou seu segundo acesso, saltando da Série D até a Série B com um projeto que virou referência no interior de São Paulo.

Primeiro “salto”

Próximo do seu centenário, o Mirassol foi fundado em 1925 e até o século passado não tinha grandes feitos na sua história. Em 2017, com a venda do atacante Luiz Araújo para o Lille, o time do interior paulista tinha direito a receber cerca de R$ 6,5 milhões e com um adicional do próprio clube de mais R$ 2,5 milhões iniciaram a construção de um CT moderno.

Com Edson Antonio Ermenegildo na presidência do clube há 27 anos, o Mirassol se tornou uma equipe autossustentável vivendo de cotas de TV e patrocínios, sem verba pública. Ermenegildo, também é prefeito na cidade de Mirassol dividindo seu tempo entre a prefeitura e o clube.

“Assumimos o clube na época em que disputava a Série A3 do Paulista e dependia de subvenção do governo municipal para a sua manutenção. Era verba pública que mantinha o clube. Com o passar dos anos fomos mudando esse panorama e criando uma autonomia financeira. Há muitos anos não dependemos de verba pública. Entendemos que a salvação dos clubes do interior, de menor poder econômico, é a formação de atletas para dar sustentação financeira. Deu resultado, e o Mirassol se tornou realidade pelo investimento maciço nas categorias de base”, disse o mandatário.

Em 2020, com a nova estrutura do CT e salários controlados, o Mirassol ganhou destaque após eliminar o São Paulo no Morumbi. Em seguida, conquistaria a Série D sob comando do treinador Eduardo Baptista.

Fortaleza pode ser exemplo para voos mais altos

Após uma primeira edição complicada na Série C, o Mirassol se reergueu e vem de uma temporada sólida. Além da boa campanha no Paulistão, a equipe chegou as quartas de final da Copinha, caindo para o vice-campeão Santos, nos pênaltis.

Assim como o Cuiabá e Fortaleza, o Mirassol pode seguir o mesmo caminho sonhando em disputar a elite do futebol brasileiro. Com o acesso já garantido, a tendência é uma verba maior para a disputa do Brasileirão Série B, algo que implica em novos reforços.

Exit mobile version