Liverpool: imprensa inglesa aponta seis candidatos que podem substituir Klopp
Goleado na estreia da Champions League e 7º na Premier League, Klopp convive com pressão inédita no Liverpool; entenda
O começo de temporada do Liverpool é certamente a maior surpresa das grandes ligas europeias nesse início de temporada 2022/2023. Além de ocupar apenas a sétima colocação da Premier League, os Reds foram goleados pelo Napoli na estreia da Champions League na semana passada e tal fato fez com que o site inglês Daily Star já fizesse uma lista dos possíveis substitutos do alemão.
Thomas Tuchel
Demitido de forma surpreendente do Chelsea pouco mais de um ano depois de ganhar a Champions League com os Blues, Thomas Tuchel é visto como um bom nome, pois tem a mesma mentalidade tática do Gagenpress de Jurgen Klopp. Além disso, Tuchel já assumiu por duas vezes clubes que o seu compatriota treinou: Mainz 05 e Borussia Dortmund.
Julian Nagelsmann
Mais um alemão formado na escola da tática do Gagenpress. A mesma fonte crava que Julian Nagelsmann também se encaixaria bem na filosofia do Liverpool e que, por mais que seja difícil tirá-lo do Bayern de Munique no momento, o gigante bávaro não tem um histórico recente de manter um treinador por muito tempo.
Xabi Alonso
Essa seria uma aposta que obviamente puxaria pela identificação que Xabi Alonso tem com o Liverpool, onde foi campeão da Champions League em 2005. O espanhol assumiu o time B da Real Sociedad assim que pendurou as chuteiras em 2019 e levou a equipe a subir de divisão, fato que não acontecia há 60 anos.
Mauricio Pochettino
Apesar da passagem fraca no PSG, a experiência do argentino na Premier League, onde já treinou Southampton e Tottenham, pode ser bem vista. O vice da Champions League com os Spurs justamente contra o Liverpool é algo que também pode ser levado em conta para que Pochettino seja cotado para substituir Klopp quando ele deixar Anfield.
Jesse Marsch
O norte-americano vem fazendo um bom trabalho com o Leeds United na Premier League, onde ocupa a nona colocação à frente de times como Leicester, West Ham e o endinheirado Newcastle. O seu estilo de pressão no adversário, que faz lembrar seus melhores momentos no Red Bull Leipzig e Red Bull Salzburgo, pode também ser levado em conta.
Pep Lijnders
Esse quase ninguém conhece, mas de todos é o que mais pode dar uma continuidade ao trabalho de Jurgen Klopp no Liverpool, pois o holandês Pep Lijnders está há oito anos trabalhando como assistente técnico em Anfield. Segundo o Daily Star, ele tem moral dentro do clube e pode ser uma aposta, apesar de a sua única aventura como treinador principal não ter ido muito bem, com o NEC na segundona da Holanda em 2018.
Por que os ingleses não lembraram de Gerrard para assumir o Liverpool?
De acordo com a matéria, Steven Gerrard, ídolo histórico do clube campeão da Champions League em 2005, seria o sucessor mais cotado em uma possível saída de Klopp, porém o ex-jogador não está conseguindo ter sucesso à frente do Aston Villa na Premier League, assim como foi com o Rangers na Escócia, e sua imagem está um pouco queimada no momento.