Brasil segue sendo um dos países com mais jogadores em uma das principais ligas de futebol do mundo
O futebol espanhol sempre teve jogadores do Brasil se destacando. LaLiga já presenciou grandes craques no passado, como Ronaldo Fenômeno, Romário, Rivaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Marcelo, entre outros. Isso se mantém na temporada 2022/23 de LaLiga Santander, que começa com 22 atletas brasileiros.
Esse número é bem significativo, já que apenas Espanha e Argentina tem mais jogadores de suas respectivas nacionalidades atuando em uma das ligas mais competitivas do mundo. A meta inclusive, é superar a marca de 55 gols ‘brazucas’ da última temporada.
Dentre os principais times, destaque óbvio para o Real Madrid. Casemiro deixou a equipe merengue rumo ao Manchester United, mas a equipe segue com Vinicius Júnior, que se firmou como um dos principais atletas da equipe, Éder Militão e Rodrygo. O ’20’ Merengue, que marcou o gol da vitória na última final da Liga dos Campeões, é também o terceiro jogador do mundo com maior valor de mercado, segundo especialistas. E este ano continuará a encantar o público espanhol. Brasileiros e companheiros de equipe no Santiago Bernabéu, os três chegaram ao clube atual muito jovens, seguindo os passos de outros compatriotas que já se tornaram estrelas merengue anos atrás, como Roberto Carlos.
Já no rival Barcelona, o grande nome é Raphinha, contratado junto ao Leeds United. Uma das principais contratações da janela de transferências, o brasileiro já tem um gol e de uma assistência nos primeiros quatro jogos da Liga. Ao lado de Lewandowski, o jogador da seleção brasileira é a grande esperança de uma temporada vitoriosa para a equipe catalã.
Demais jogadores do Brasil na Espanha
O ´El Clásico´ entre Real Madrid e Barcelona promete ser muito disputado, lembrando que já tivemos uma prévia durante a pré-temporada. E claro, os brasileiros têm tudo para se destacar. Mas outros clubes de LaLiga também contam com jogadores do Brasil em seus elencos.
Na capital da Andaluzia que podemos ver mais de La Canarinha. Sevilla FC e Real Betis têm cinco jogadores nascidos no Brasil em suas equipes. Los Hispalenses com Alex Telles, Marcão ou Fernando, e Los Beticos com Willian José e o promissor Luiz Henrique. Embora seja outro clube andaluz que tem mais jogadores brasileiros em sua equipe: UD Almería. Os promissores Kaiky e Rodrigo Ely como zagueiros, Léo Baptistão como atacante e, nos acréscimos do fechamento do mercado de transferências, Lázaro como ponta esquerda.
A lista de jogadores brasileiros se completa com outros jogadores fundamentais na LaLiga Santander. Um atacante de quem se espera muito na capital, como Matheus Cunha, e Felipe no Atlético de Madrid; o jovem Reinier (por empréstimo do Real Madrid) e Yan Couto no Girona FC; o experiente Gabriel Paulista, o elétrico Samuel Lino e Marcos André no Valencia CF; Vinicius Souza do RCD Espanyol; e quem chegou com o mercado de transferências prestes a fechar e que tem gerado muitas expectativas no Real Valladolid é Kenedy, do Chelsea.
Legado histórico
Mais de vinte jogadores de futebol brasileiros na LaLiga Santander buscam repetir os passos de uma lista de craques que se tornaram mitos do futebol espanhol.
Romário da Souza, Ronaldo Nazário, Ronaldinho, Neymar, Roberto Carlos, Bebeto, Rivaldo, Marcelo, Dani Alves, Mauro Silva, Luis Fabiano, Donato, Giovanni, Deco, Thiago… São muitos os nomes próprios que enfeitam a história dos clubes na Espanha em uma lista que seguirá acrescentando peças para enquadrar com o samba brasileiro.
🇪🇸⚽ Dois espanhóis goleadores 🇪🇸⚽
— LaLiga (@LaLigaBRA) September 8, 2022
💚 @BorjaIglesias9 🆚 @GerardMoreno9 💛
🤔 Quem será mais decisivo no jogo de domingo?
🌟 @paninicromos 🌟#PaniniLaLiga #RealBetisVillarreal pic.twitter.com/qfZdzdfHiG