Trabalhar em uma competição como a Premier League é “sonho de consumo” para quase todos os jornalistas. Além dos desfiles de craques, é possível ter o contato mais próximo com grandes treinadores, que muitas vezes marcaram época como jogadores, e se consolidaram ainda com belos trabalhos à beira do campo.
Correspondente da ESPN há sete temporadas, a jornalista Natalie Gedra tem esse privilégio. Mas nem tudo se resume apenas ao glamour de dividir espaço com o “fino” que há no futebol, também há suas dificuldades em viagens, problemas técnicos, proibições de última hora, e é necessário ter o “jogo de cintura” à brasileiro para se sobressair.
Em entrevista exclusiva ao Torcedores.com, Natalie Gedra trouxe detalhes de bastidores da Premier League e falou em específico sobre dois grandes treinadores que atuam na Inglaterra: Jürgen Klopp e Pep Guardiola. Comandantes técnicos de Liverpool e Manchester City, respectivamente, os dois estão na prateleira mais alta de profissionais na função.
Com o carisma brasileiro e a eficiência de uma correspondente arrojada, Natalie detém a confiança da dupla que rivaliza a corrida por títulos da Premier League nas últimas temporadas. Questionada sobre o relacionamento de bastidores com os dois técnicos, a jornalista apontou diferenças nas personalidades, mas destacou que ambos tem o lado humano “aflorado”.
“Tenho boas relações com os dois. O Klopp é um cara que eu entrevistei muito no início, agora tenho entrevistado menos, porque tenho falado mais com os brasileiros do Liverpool. Agora no começo da temporada, eu fui fazer a Supercopa da Inglaterra, e ele saiu do túnel, ele veio me deu um abraço, e eu o parabenizei pela conquista. Ele sempre costuma vir e conversar, puxar papo”, disse Natalie, apontando um perfil distinto para o atual campeão da Premier League.
“O Guardiola é um estilo mais reservado, só que quando você senta com ele… Ele é muito legal. Sempre foi nota 1.000 comigo, me trata super bem. Vinha, perguntava da família, e até depois de entrevistas ele é muito simpático, mesmo quando ele perde (risos). Acabei desenvolvendo boa relação com os dois, e isso é fruto da convivência, que podem confiar em você, e também dessa informalidade que a gente tem que é mais natural. Acho que eles gostam disso”, aponta Natalia Gedra.
Natalie Gedra diz que escolheria Guardiola em vez de Messi e explica: ‘Ele reinventa o time; um dos maiores gênios da história do futebol’ #FutebolNaESPN #ESPNFCBR #ESPNnoStarPlushttps://t.co/Bu8mpSUGSe
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) September 28, 2021
Nas últimas cinco temporadas de Premier League, Guardiola levou quatro edições, enquanto Klopp faturou uma, e na maioria das vezes esteve no páreo contra os citizens, figurando como principal concorrente. No certame de 2021/22, por exemplo, a definição do campeão saiu na última rodada, com o time de Manchester faturando o bi seguido após uma virada épica contra o Aston Villa por 3 a 2, revertendo um 2 a 0 no marcador.
Klopp, por sua vez, tem um título que Guardiola ainda tanto cobiça ganhar pelo City, a Champions League. Sob o comando dos Reds, o treinador alemão faturou a “Orelhuda” em 2018/19, superando o Tottenham por 2 a 0, conquista esta de maior expressão na trajetória dele em sete anos de clube.
Em função da morte da rainha Elizabeth II, a rodada de final de semana na Premier League foi adiada. Neste cenário, Klopp e Guardiola focam as atenções para os jogos da fase de grupos da Champions, ambos atuam em casa contra Ajax e Borussia Dortmund.