Itália fatura o tetra no Mundial de Vôlei Masculino e encerra fila de 24 anos
Equipe venceu a anfitriã Polônia por 3 a 1 e levou seu quarto título mundial, depois das conquistas em 1990, 1994 e 1998
A Itália voltou ao topo do mundo no vôlei masculino. A equipe conquistou o título do Campeonato Mundial neste domingo, ao derrotar a Polônia por 3 sets a 1, parciais de 22/25, 25/21, 25/18 e 25/20, em partida disputada neste domingo, em Katowice, na Polônia.
A seleção italiana foi o grande bicho-papão do vôlei nos anos 90. Assim como no futebol, montou a liga mais rica, contratando as principais estrelas de todo o mundo, e emendou três títulos Mundiais seguidos: 1990 (Mundial disputado no Brasil), 1994 (na Grécia) e 1998 (no Japão).
De lá para cá, continuou figurando no primeiro escalão, mas sem conseguir chegar ao alto do pódio, tanto em Mundiais como em Jogos Olímpicos. Em Tóquio-2020, no ano passado, caiu nas quartas de final, diante da Argentina, e para este ano, chegou com um time renovado, baseado na inteligência do levantador Simone Gianelli, eleito o MVP (melhor jogador) do Campeonato Mundial.
Na final deste domingo, a Polônia começou melhor. Embalado pela torcida, o time que buscava o tricampeonato mundial, depois das conquistas de 2014 e 2018, parecia forte o suficiente e venceu o primeiro set.
Mas depois, aos poucos, a Itália impôs seu jogo e mostrou melhor condição física, por ter jogado apenas três sets contra a Eslovênia, enquanto a Polônia precisou de cinco sets para vencer o Brasil.
Assim, os italianos venceram os três sets seguintes e fecharam a decisão em 3 a 1, celebrando seu quarto título mundial.
Na preliminar, o Brasil venceu a Eslovênia por 3 a 1 e ficou com a medalha de bronze da competição. Daqui a duas semanas, será a vez do Mundial de Vôlei Feminino, realizado também na Polônia em parceria com a Golanda.