Antes de mais nada, o zagueiro Kaique Rocha está próximo de se despedir do Internacional. O empréstimo do atleta expira no dia 31 de dezembro e o clube gaúcho dificilmente deve efetuar a compra dos direitos econômicos junto a Sampdoria.
O Torcedores.com apurou que o Internacional esteve muito perto de pagar 1 milhão de euros (R$ 5,1 milhões, pela cotação atual) para contar com o jogador definitivamente, em janeiro. Posteriormente, as conversas esfriaram.
Kaique Rocha nunca conseguiu se firmar entre os titulares do Internacional. Com a chegada do técnico Mano Menezes, o zagueiro viu Gabriel Mercado e Vitão se consolidarem como donos da defesa colorada.
Mano Menezes passou a utilizá-lo mais nas últimas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. Recentemente, o treinador chegou a dizer em entrevista coletiva que ele estava nos planos da comissão técnica.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Internacional chegou a fazer movimentações a fim de garantir a permanência em definitivo de Kaique Rocha, mas voltou atrás no negócio após o zagueiro não se firmar como uma das principais opções para a zaga.
Na atual temporada, por exemplo, ele disputou 23 partidas pelo Internacional: duas na Copa Sul-Americana, 10 na Série A do Campeonato Brasileiro, uma na Copa do Brasil e 10 no Campeonato Gaúcho. Nesse ínterim, totalizou 1606 minutos em campo.
Entretanto, nenhum acordo havia sido fechado entre Internacional e Sampdoria. Os dirigentes haviam apenas iniciado conversas. A possível desistência da diretoria colorada não causará nenhuma consequência ruim no clube gaúcho.
Internamente há o entendimento de que o Mano Menezes terá de ser cirúrgico nas indicações para reforçar o Internacional em 2023. A boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro deixa o time com boas chances de se classificar para a Copa Libertadores da América.
A carreira de Kaique Rocha
Kaique Rocha é cria das divisões de base do Santos. Surgiu na geração que revelou os goleiros João Paulo e Jhon, o lateral-direito Sandro Perpétuo, o zagueiro Jackson Porozo e, os atacantes Yuri Alberto, Kaio Jorge e Rodrygo.
Em 2018, o zagueiro foi promovido ao elenco principal pelo técnico Cuca. Porém, nunca atuou profissionalmente com a camisa santista. Com o clube passando por dificuldades financeiras, ele acabou deixando a Vila Belmiro precocemente.
Na temporada seguinte, Kaique Rocha foi negociado com a Sampdoria, da Itália, por 500 mil euros (R$ 2,6 milhões, à época). O valor é considerado irrisório tendo em vista o potencial de mercado que o jogador tinha quando surgiu no Santos.