PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Fórmula 1: Verstappen vence na Itália e frustra festa da Ferrari

Fórmula 1: Verstappen vence na Itália e frustra festa da Ferrari

Holandês da Red Bull venceu corrida em que equipe italiana comemorava seus 75 anos. mas só viu Leclerc com o segundo lugar no GP da Itália

Fernando Cesarotti
Jornalista.

Max Verstappen colocou água no vinho dos torcedores que esperavam uma festa da Ferrari em Monza, neste domingo, e venceu o GP da Itália, 16ª etapa de Fórmula 1 em 2022.

A quinta vitória seguida deixou o holandês da Red Bull ainda mais perto do bicampeonato mundial: com 335 pontos, ele tem 116 de vantagem para o ferrarista Charles Leclerc, segundo colocado na prova deste domingo, e pode até ser campeão já na próxima prova, o GP de Cingapura, no dia 2 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para isso, basta Verstappen vencer e Leclerc chegar no máximo em quinto, ou qualquer outra combinação em que o holandês abra mais de 130 pontos de vantagem, o máximo que o monegasco poderia conquistar nas cinco provas seguintes.

A primeira vitória de Verstappen em Monza terminou sem muita emoção, já que a corrida acabou com satefy car por causa de um acidente de Daniel Ricciardo, da McLaren, a seis voltas do fim. Não houve tempo para remover o carro e realizar uma relargada, então os carros chegaram sob fila indiana, num anticlímax.

A Ferrari, usando detalhes em amarelo no carro para celebrar seus 75 anos, acabou frustrada com o segundo lugar. A torcida italiana vaiou a chegada, porque esperava que Leclerc tivesse uma ou duas voltas para tentar uma ultrapassagem.

Corrida tranquila e Fórmula 1 quase definida

Com um carro muito superior aos demais, Verstappen largou em sétimo e já era o segundo colocado na quinta volta, quando passou George Russell, na Mercedes. Assumiu a liderança na 12ª volta, quando Leclerc, que havia largado na pole, foi para os boxes, durante um safety car virtual provocado pelo abandono de Sebastian Vettel, da Aston Martin.

PUBLICIDADE

De lá para a frente, o piloto da Red Bull não deixou mais a ponta escapar. A vitória parecia tranquila, com mais de 20s de vantagem sobre Leclerc, quando o acidente de Ricciardo pareceu trazer alguma emoção às voltas finais, o que não aconteceu. Verstappen venceu e deu mais um passo rumo ao bicampeonato da Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Goerge Russell completou o pódio, com Carlos Salnz em quarto, Lewis Hamilton em quinto e Sergio Perez em sexto – o mexicano ainda ficou com a volta mais rápida, ganhando um ponto extra.

A grande surpresa foi o holandês Nick de Vries, piloto reserva da Williams, que fez sua estreia em substituição a Alex Albon, vítima de apendicite, e terminou a prova nona posição, embolsando dois pontos para a equipe que segue como a lanterninha do grid.

A Fórmula 1 agora faz uma pausa de três semanas, depois de três corridas em fins de semana consecutivos, e volta para o GP da Cingapura, no dia 2 de outubro, no circuito de rua de Yas Marina.

Better Collective