Max Verstappen está prestes a vencer seu segundo Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1; mas o chefe da Red Bull, Christian Horner, revelou o quão surpreso ele está com o domínio completo da equipe austríaca.
Perguntado se a F1 é mais competitiva agora do que quando assumiu o cargo no time, Horner disse: “Acredito que sim. Em 2021, estávamos operando em um nível incrível e enfim conseguimos um desafio para um campeonato mundial; foi, portanto, uma luta pelo campeonato, uma luta de pesos”, disse ele.
“O que foi particularmente agradável neste ano é que, apesar das colossais mudanças nos regulamentos, a equipe criou um carro incrível, um supercarro. Fiquei espantando com o nível de desempenho. Depois, Max deu mais um passo; Checo [Pérez] se sentiu mais parte da equipe, pois tem muito mais familiaridade”, acrescentou.
De fato, durante a campanha de 2021 várias equipes priorizaram o design do carro de 2022, devido aos novos regulamentos. Mercedes e Ferrari F1 foram dois dos lados que interromperam o desenvolvimento em 2021 no início da temporada, enquanto a Red Bull continuou tornando seu RB16B o mais forte possível.
Red Bull desenvolvia carro à medida que disputava temporada passada de Fórmula 1; Horner elogia trabalho em Milton Keynes
A equipe de Milton Keynes continuou a desenvolver o carro de 2021 por causa da batalha pelo título com Lewis Hamilton; por isso, Horner admitiu que não conseguiu interromper os desenvolvimentos após ficar próximo do título naquele ano.
A estratégia acabou funcionando, porque Verstappen venceu o título de 2021. Ainda assim, Horner estava preocupado que sua busca em 2021 fosse “comprometida” nesta temporada, devido a gastar menos tempo trabalhando em um carro para os novos regulamentos.
Contudo, este ano a Red Bull construiu novamente o melhor carro do grid. Com 12 vitórias em seu nome, 11 graças apenas a Verstappen, os austríacos devem conquistar o Campeonato de Construtores pela primeira vez desde 2013; portanto, encerrando o domínio de oito anos da Mercedes na Fórmula 1.
“Nós provavelmente fomos a última equipe a fazer a transição para os regulamentos de 22. Chegamos bem atrasados no desenvolvimento até 2021. Mas, enquanto estávamos lutando pelo campeonato, a equipe em Milton Keynes fez um trabalho incrível para criar o RB18; ele é potencialmente nosso carro de maior sucesso até agora na F1”, concluiu Horner.