Logo após um início promissor, seguido por uma queda devido a muitos erros, a Ferrari vem passando por um momento de reflexão.
Sem vencer um campeonato de pilotos na Fórmula 1, desde 2007, a scuderia italiana viu a possibilidade de título em 2022 sair de suas mãos.
Com muitos erros estratégicos, de confiabilidade e principalmente de pilotagem, o time viu a Red Bull abrir 116 pontos de vantagem na temporada atual da Fórmula 1.
E esse problema reverberou até mesmo na fábrica da equipe. Isso porque o presidente da Ferrari, John Elkann, diz que tem grande fé em Binotto, mas não está satisfeito.
Ao ser questionado a respeito da declaração, Mattia Binotto foi bem claro.
“Não precisamos mudar as pessoas, mas certamente precisamos mudar algumas coisas. A maneira como estamos nos comunicando, a maneira como estamos chegando ao processo de tomar nossas decisões… mudanças são necessárias”, disse Binotto ao Sky Sports.
Mas deixou claro que não pensa em mudar as pessoas da equipe e sim a mentalidade.
“Agregar valor pode ser necessário, agregar pessoas também. Mas mudar as pessoas não é um caminho que eu quero seguir, essa é uma maneira antiga de abordar os problemas”, afirmou Binotto.
Ferrari com falta de confiabilidade na equipe
Outro ponto abordado foi sobre os erros cometidos ao longo dessa temporada, que como consequência praticamente tirou a possibilidade de título da scuderia.
“Acho que durante o fim de semana de corrida você sempre pode cometer erros. Acho que ser perfeito é quase impossível, você precisa tomar decisões na parede dos boxes, mas precisamos ser os melhores”, disse o chefe da Ferrari na Fórmula 1.
Mas mesmo com tantos problemas, Mattia Binotto ainda tem seu prestígio dentro da Ferrari.
Pelo menos é o que mostra o presidente da Ferrari em entrevista.
“Temos muita fé em Mattia Binotto e apreciamos tudo o que ele e todos os nossos engenheiros fizeram. Vimos que ainda há muitos erros quando se trata de confiabilidade, direção e estratégia. É por isso que acredito que antes de 2026 a Ferrari ganhará mais uma vez os títulos de construtores e pilotos, com Charles Leclerc na pole position”, finallizou Elkann ao Gazzetta dello Sport.