Flamengo pode se tornar a sétima equipe campeã da Libertadores de forma invicta
Rubro-Negro decide o título contra o Athletico, e busca o tri com a melhor campanha da história da competição
Rubro-Negro decide o título contra o Athletico, e busca o tri com a melhor campanha da história da competição
Após vencer o Vélez Sarsfield de virada por 2 a 1, pela semifinal da Libertadores, o Flamengo garantiu a vaga na grande final da competição. Caso derrote o Athletico na decisão, o time de Dorival Júnior se junta a outros seis clubes que conquistaram a torneio continental de maneira invicta.
Em 62 anos de história da Libertadores, Peñarol, Santos, Independiente, Estudiantes, Boca Juniors e Corinthians foram as únicas equipes que até o momento não tiveram uma derrota nos anos em que foram as campeãs. Na última edição da copa, o rubro-negro também chegou à final invicto, sendo derrotado na prorrogação para o Palmeiras.
Na atual edição, o Flamengo fez excelente campanha desde a fase de grupos. Com 16 pontos e apenas um empate, o rubro-negro se classificou para o mata-mata sem dificuldades. Nas oitavas de final, uma goleada histórica de 7 a 1 contra o Deportes Tolima garantiu os cariocas na fase seguinte, para enfrentar o Corinthians.
Contando com golaço de Arrascaeta no jogo de ida, o Flamengo derrotou a equipe alvinegra nos dois jogos, sendo 2 a 0 em Itaquera, além de 1 a 0 no Maracanã.
Para quem esperava um confronto complicado diante do Vélez, viu um Flamengo em grande fase decidindo o duelo e a vaga na partida de ida, em Buenos Aires. Com hat-trick de Pedro, artilheiro do clube na Libertadores, os cariocas golearam os argentinos por 4 a 0.
Se vencer o Athletico, o Flamengo supera o Corinthians em número de vitórias, conquistando a melhor campanha da história. Até o momento, são 11 vitórias e apenas um empate, contra o Talleres, na fase de grupos.
Veja a campanha dos campeões invictos da Libertadores
Peñarol (1960): 3 vitórias e 4 empates (7 jogos)
Santos (1963): 3 vitórias e 1 empate (4 jogos)
Independiente (1964): 5 vitórias e 2 empates (7 jogos)
Estudiantes (1969): 3 vitórias e 1 empate (4 jogos)
Estudiantes (1970): 4 vitórias (4 jogos)
Boca Juniors (1978): 4 vitórias e 2 empates (6 jogos)
Corinthians (2012): 8 vitórias e 6 empates (14 jogos)