Todo mundo se lembra daquele time de 2019 do Flamengo de Jorge Jesus, que encantava com seu futebol e foi muito vitorioso. Aquele time venceu a Libertadores e o Brasileirão. É considerado por muitos torcedores como um dos melhores Flamengo da história.
Três anos depois, o Rubro-Negro está novamente na final da Libertadores e com possibilidade real de título, já que vem jogando muito bem. Depois da chegada de Dorival, o clube carioca encontrou novamente o bom futebol.
E a maioria dos jogadores titulares de 2019, ainda segue no elenco. O time principal mudou muito pouco. Mas, quando falamos do elenco todo, tiveram bastante mudanças.
Do time titular de 2019, por exemplo, saíram apenas Pablo Marí, Rafinha, Willian Arão e Gerson. Alguns jogadores estão de fora por lesão, como Bruno Henrique e Rodrigo Caio, além de Diego Alves que perdeu a vaga de titular, mas segue no elenco.
Dos 30 jogadores inscritos na Libertadores de 2019, saíram 21 jogadores: César, Gabriel Batista, Marí, Thuler, Rhodolfo, Willian Arão, Renê, Pepê, Vitinho, Vinicius Souza, Gerson, João Lucas, Hugo Moura, Rafinha, Reinier, Lincoln, Lucas Silva, Piris da Motta, Berrío, Vitor Gabriel e Dantas.
São apenas nove remanescentes, a maioria titular. Diego Alves, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol, que eram titulares em 2019, permanecem. Além deles, Diego Ribas e Rodinei também estão no Rubro-Negro nessa temporada.
Comparando os times titulares, dos que permaneceram, Diego Alves virou reserva e Rodinei virou titular. Além, claro, de jogadores que deixaram o time titular por lesão, casos de Rodrigo Caio e Bruno Henrique.
Time base do Flamengo 2019: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.
Time base do Flamengo 2022: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol.
Veja onde estão os jogadores que deixaram o Flamengo
César está no Boavista (Portugal)
Gabriel Batista está no Santa Clara (Portugal)
Pablo Marí está no Monza (Itália)
Thuler está no Vissel Kobe (Japão)
Rhodolfo está sem clube
Willian Arão está no Fenerbahçe (Turquia)
Renê está no Internacional
Pepê está no Cuiabá
Vitinho está no Al-Ettifaq (Arábia Saudita)
Vinicius Souza está no Lommel (Bélgica)
Gerson está no Olympique de Marseille (França)
João Lucas está no Cuiabá
Hugo Moura está no Athletico-PR
Rafinha está no São Paulo
Reinier está no Girona (Espanha)
Lincoln está no Vissel Kobe (Japão)
Lucas Silva está no AvaÍ
Piris da Motta está no Cerro Porteño (Paraguai)
Berrío está no Rionegro Águila (Colômbia)
Vitor Gabriel está no Juventude
Dantas está sem clube