Flamengo alcança 13 finais com Landim na presidência do clube; veja todas
Rubro-Negro se classificou para a decisão da Copa do Brasil ao derrotar o São Paulo por 1 a 0 no Maracanã, nesta quarta (15)
O Flamengo consolidou a vantagem construída no Morumbi e, com a vitoria por 1 a 0 sobre o São Paulo nesta quarta (14) no Maracanã, disputará a final da Copa do Brasil em 12 e 19 de outubro. Aliás, o Rubro-Negro se acostumou às decisões desde quando Rodolfo Landim assumiu a presidência do clube no fim de 2018.
Dessa forma, o Flamengo garantiu a sua 13ª final na gestão do atual mandatário. Assim, irá aguardar o vitorioso entre Corinthians e Fluminense, que jogam hoje (15) na Neo Química Arena às 20h (horário de Brasília). Na semana passada, Landim celebrou a 12ª decisão ao bater o Vélez Sarsfield na semifinal da Libertadores. O Athletico-PR será o adversário no dia 29 de outubro, em Guayaquil.
Renovação com João Gomes não avança após nova proposta do Flamengo
Rodolfo Landim iniciou seu mandato no inesquecível ano de 2019, um dos mais celebrados pelos torcedores do Flamengo. Desse modo, sua primeira final aconteceu no Campeonato Carioca daquela temporada. Na ocasião, o técnico era Abel Braga. Então, com duas vitórias por 2 a 0 sobre o Vasco, o Rubro-Negro celebrou o primeiro título da gestão.
2019 com Jorge Jesus, o ano inesquecível do Flamengo
Posteriormente, Jorge Jesus assumiria o comando técnico do Flamengo, o levando para a decisão da Libertadores. Em partida única disputada em Lima, Gabigol marcou os dois gols na virada espetacular sobre o River Plate, com os 2 a 1 dando o bicampeonato continental.
Desse modo, se classificou para o Mundial de Clubes da FIFA. O Flamengo chegaria à decisão com o Liverpool logo após derrotar o Al Hilal por 3 a 1. Porém, o gol de Roberto Firmino na prorrogação deu o título para o clube inglês.
Em 2020, vieram os torneios de tiro curto, consequência do mágico ano anterior. O Flamengo venceria a Supercopa do Brasil ao aplicar 3 a 0 no Athletico-PR e a Recopa Sul-Americana depois de superar o Independiente Del Valle por 3 a 0 em casa no jogo de volta, logo após um 2 a 2 na ida no Equador.
Então, ocorreu a paralisação do futebol devido à pandemia. As atividades voltariam com o Campeonato Carioca. Nesse sentido, o Flamengo comemorou o bicampeonato estadual ao bater o Fluminense por 2 a 1 e 1 a 0 no Maracanã com portões fechados devido à covid-19. Estes dois jogos marcaram a despedida de Jorge Jesus do Rubro-Negro.
Rogério Ceni mantém boa sequência
A temporada de 2021 começaria com outro bicampeonato: o da Supercopa do Brasil. Logo após empate em 2 a 2 com o Palmeiras, o Flamengo venceu o Verdão nos pênaltis. Na sequência, viria o tricampeonato carioca, ao ganhar novamente do Fluminense por 3 a 1 depois de 1 a 1 na ida. Em ambas as conquistas, o técnico era Rogério Ceni.
Já sob o comando de Renato Gaúcho, o Flamengo voltou à decisão da Libertadores no fim de 2021. Mas o torcedor rubro-negro não gosta de lembrar do erro de Andreas Pereira que proporcionou o gol do título de Deyverson para o Palmeiras em Montevidéu, na prorrogação.
O Flamengo disputou mais uma vez a Supercopa do Brasil em 2022 como vice-campeão brasileiro, já que o Atlético-MG ganhou o título nacional e também a Copa do Brasil no ano passado. Mas depois do empate em 2 a 2, uma longa disputa de pênaltis deu o título ao Galo, que levou a melhor por 8 a 7.
No Campeonato Carioca, outra perda de título na terceira decisão consecutiva contra o Fluminense, que fez 2 a 0 na ida e foi campeão com o 1 a 1 na volta. Dessa forma, o Flamengo comandado por Paulo Sousa perdeu a chance de um inédito tetracampeonato estadual. Assim, a volta de Dorival Júnior devolve a esperança do Flamengo reviver um ambiente de vitórias e imponência como em 2019.
Além das decisões citadas, o Flamengo ainda celebrou dois títulos do Brasileirão Série A, disputado por pontos corridos, em 2019 e 2020.