F1: Verstappen pode bater cinco recordes históricos até fim do ano; saiba quais
Piloto holandês da Red Bull está em boas condições de superar grandes marcas da Fórmula 1 ainda esta temporada; leia
Em uma temporada dominante, Max Verstappen é o líder absoluto na classificação de pilotos da Fórmula 1 e portanto parece pronto para conquistar seu segundo título nas próximas corridas.
Com seis provas restantes, Verstappen, além disso, está em posição de ultrapassar alguns dos grandes recordes da história da F1. Confira cinco marcas que o holandês pode quebrar até o fim da campanha 2022.
Mais pontos em uma única temporada
A contagem de 396 pontos de Verstappen em 2021 já o coloca em quarto na lista de todos os tempos, atrás de Sebastian Vettel em terceiro. O atual recordista, porém, é Lewis Hamilton, que marcou 413 pontos em 2019, quando conquistou seu sexto título de pilotos da Fórmula 1. Mas, com 335 pontos já e possíveis 164 em disputa, Verstappen provavelmente superará o total do piloto da Mercedes.
Mais vitórias em uma única temporada de F1
O holandês acumula 11 vitórias nesta campanha, empatado com Hamilton (que conseguiu o feito em quatro temporadas diferentes), Vettel (uma vez) e Michael Schumacher (uma vez) no terceiro lugar na lista.
Contudo, os dois alemães também lideram o dado, com 13 vitórias em um único ano; no entanto, com o atual ritmo, não é impossível que Verstappen pulverize mais esta marca da F1.
Maior número de vitórias consecutivas em GPs
Trata-se, segundo o GPToday, de um dos recordes mais antigos na Fórmula 1. Entre o GP da Bélgica de 1952 e a prova argentina de 1953, o bicampeão Alberto Ascari ganhou nove corridas consecutivas.
Vettel, em 2013, alcançou a façanha do ex-piloto italiano, tornando-se ainda o primeiro a acumular os nove triunfos sucessivos em uma só temporada. Quanto a Verstappen, o piloto da Red Bull F1 está numa sequência de cinco vitórias consecutivas; então, tem tudo para superar seus companheiros campeões com vitórias em Singapura, Japão, Estados Unidos, México e Brasil.
Mais voltas rápidas em uma única temporada
Difícil, mas matematicamente possível, o recorde de voltas mais rápidas numa única campanha poderia ser batido por Verstappen. Michael Schumacher e Kimi Raikkonen detêm a estatística.
Hoje, o piloto da Red Bull está em cinco; Schumacher e Raikkonen têm 10 cada um, em 2004 e 2005, respectivamente. Com um ponto de bônus a atrair os rivais, é por isso duro imaginar que Verstappen quebre esse número.
Maior vantagem de um campeão de Fórmula 1; hoje, Verstappen tem 116 sobre Leclerc
É Vettel quem possui a maior diferença sobre um rival ao conquistar um título mundial na história da F1. Depois das férias em 2013, o então piloto da Red Bull F1 levou seu quarto campeonato com uma vantagem de 155 pontos sobre Fernando Alonso.
Com uma diferença de 116 pontos para o ferrarista Charles Leclerc, Verstappen precisa ultrapassar o piloto da Ferrari em 40 pontos nas últimas seis corridas se quiser tomar o recorde de Vettel.