F1: O duelo entre Ayrton Senna e Jean Alesi nas ruas de Phoenix em 1990
No ano do bicampeonato mundial, brasileiro encontrou um jovem piloto francês determinado a conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 1
O circuito de rua de Phoenix, nos Estados Unidos, abriu a temporada da Fórmula 1 de 1990. Naquela época, Ayrton Senna vinha de um campeonato mundial em 1988 e de um vice-campeonato em 1989, o qual o brasileiro foi derrotado para a política da Fórmula 1. Vale lembrar, que o presidente da FIA, Jean Marie Balestre, desclassificou Senna no GP do Japão, após uma colisão proposital causada pelo campeão, Alain Prost.
O final de semana do GP dos Estados Unidos foi bastante turbulento. O treino de sábado foi desmarcado por uma tempestade e dessa forma, a FIA optou por adotar os resultados de sexta-feira. O companheiro de Ayrton na McLaren, Gerhard Berger, ficou com a pole-position, seguido por duas zebras: Pierluigi Martini, da Minardi, em segundo e o atrapalhado Andrea de Cesaris, com a Dallara, em terceiro. Senna saiu na quinta posição, ao lado do compatriota Nelson Piquet, o sexto.
A corrida foi marcada por mais um duelo entre um brasileiro e um francês, entretanto não foi entre Senna e Prost. Ayrton enfrentou o jovem Jean Alesi, que estava fazendo a sua primeira temporada completa pela Tyrrell. O francês, que tinha 25 anos na época, não se intimidou com o campeão mundial de 1988 e protagonizou uma das disputas mais bonitas da história da Fórmula 1.
O passo a passo de Alesi
Jean Alesi fez a sua estreia no Grande Prêmio da França, em Paul Ricard, em 1989. Na ocasião, o francês surpreendeu o staff da Tyrrrel, porém o seu melhor momento na equipe britânica aconteceu em Phoenix, em 1990. Logo na largada, o piloto surpreendeu os três primeiro colocados e assumiu a ponta no Grande Prêmio, posição ocupada por ele durante 34 voltas.
Do outro lado, Ayrton fazia uma corrida de recuperação. Logo na largada, Senna pulou de quinto para terceiro e permaneceu atrás de Berger, seu companheiro. Na volta de número nove, o segundo colocado cometeu um erro e acabou na barreira de pneus, o que garantiu a ao brasileiro a segunda posição. Com caminho livre, Senna começou uma verdadeira “caça” a Jean Alesi.
Ao se aproximar do francês, o brasileiro percebeu que a Tyrrel tinha um desgaste exagerado de pneus e nesse contexto, Ayrton começou a pressionar, até conseguir a dianteira na volta 34, entretanto, Alesi deu o troco e ultrapassou Senna com um “x”.
Os seis anos de experiência do brasileiro, que estreou no circo em 1984, garantiu a ultrapassagem na volta seguinte. Os dois frearam juntos na mesma curva, mas Ayrton levou a melhor. O jovem francês tentou dar o troco, mas não encontrou espaço para uma ultrapasagem.
Enquanto Ayrton Senna garantia a primeira vitória na temporada, onde seria bicampeão, Jean Alesi chegava em segundo. Completou o pódio Thierry Boutsen, piloto da Williams. Em entrevista coletiva pós-GP, o brasileiro realçou a competitividade do jovem francês.
Fiquei impressionado com a maneira como ele (Alesi) estava dirigindo. Ele manteve uma trajetória limpa, mas estava muito determinado. Foi exatamente o tipo de corrida que eu gosto”, disse Senna.