F1: Lewis Hamilton e Max Verstappen. GP de Monza tem 9 pilotos punidos; veja a lista
Lewis Hamilton e o atual campeão da F1, Max Verstappen, foram punidos por razões diferentes no GP de Monza
Realizado neste sábado (10), o treino classificatório definiu parcialmente a ordem de largada para o GP de Monza. Parcialmente porque nove pilotos do grid foram punidos.
São eles, o heptacampeão Lewis Hamilton, o atual vencedor da Fórmula 1 (F1), Max Verstappen, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Sergio Pérez, Carlos Sainz e da dupla de pilotos da Haas formada por Mick Schumacher e Kevin Magnussen.
Lewis Hamilton, Sainz e Tsunoda vão largar no fim do grid. Max Verstappen e Esteban Ocon foram punidos com cinco posições.
Por ter feito o segundo melhor tempo, o holandês vai começar a prova em 7°. Já o francês inicia em 14°.
Sergio Pérez foi punido em dez posições e larga em 13°. Valtteri Bottas, Magnussen e Mick Schumacher perderam 15 posições.
Curiosamente, entretanto, eles vão largar em 15°, 16° e 17° lugares respectivamente, uma vez que a quantidade de pilotos punidos é tamanha a ponto de fugir da lógica matemática.
As punições abrem caminho para uma vitória de Charles Leclerc. O piloto da Ferrari guiou para 1:20.161 (um minuto e vinte segundos) e garantiu a pole position.
“Eu tinha consciência de que a última volta do Q3 era a mais importante. Dei tudo de mim e tive sucesso. Estou muito feliz com o resultado”, declarou.
O monegasco também observou destacou que a equipe de Miranello tem sido regular ao competir em casa.
“O fim de semana tem sido muito bom até agora. A sensação no carro é ótima. Espero que possamos vencer amanhã, como fizemos em 2019”, finalizou Charles Leclerc.
O GP de Monza está marcado para ocorrer neste domingo (11 de setembro), a partir das 10h (horário de Brasília). O evento esportivo será transmitido ao vivo pela TV Bandeirantes.
Veja o grid de largada para o GP de Monza
The grid penalties in place for Sunday#ItalianGP #F1 pic.twitter.com/gkE6fUqLF2
— Formula 1 (@F1) September 10, 2022
Entenda porque cada piloto da F1 foi punido
Max Verstappen – Uso de novo ICE
Esteban Ocon – Uso de novo ICE
Sergio Pérez – Uso de novo ICE
Valtteri Bottas – ICE, turbo, MGU-H
Kevin Magnussen – ICE, turbo, MGU-H
Mick Schumacher – caixa de câmbio, ICE
Carlos Sainz – caixa de câmbio, MGU-K, CE, ES
Lewis Hamilton – nova unidade de potência
Yuki Tsunoda – nova unidade de potência