F1: diretor da Aston Martin vê “extraordinária” semelhança entre Verstappen e Alonso
Dan Fallows notou aspectos similares entre piloto espanhol, que chega à equipe em 2023, e atual campeão de Fórmula 1; leia
O diretor técnico da Aston Martin, Dan Fallows, destacou similaridades entre os campeões da Fórmula 1 Max Verstappen e Fernando Alonso. Fallows trabalhou extensivamente com Verstappen durante passagem na Red Bull, que incluiu seus últimos oito anos com a equipe como chefe de aerodinâmica, antes de ingressar na Aston Martin.
“Alonso tem uma reputação de dirigir muito pelo tato. Portanto, ele realmente gosta de sentir os limites do carro. Se for esse o caso, precisamos garantir que a plataforma do carro seja previsível, estável, todas as coisas que tentamos alcançar com um carro; mas é absolutamente amplificado com alguém como Fernando”, disse Fallows, projetando o ano que vem.
“Verstappen é um piloto que tem muito disso. Ele gosta de dirigir um carro de F1 no limite ou um pouco acima do limite o tempo todo; então, você precisa ter certeza de que o carro se comporta adequadamente nessas condições – no limite absoluto. Meu entendimento é que Fernando será muito parecido”, acrescentou o diretor da Aston Martin.
‘Verstappen e Alonso dirigem carros de F1 como se fosse karts’, diz membro da Aston Martin
Falando mais sobre o que será necessário para Fernando Alonso em particular, Fallows observou: “Existem pilotos, como Alonso e Verstappen, que dirigem esses carros de Fórmula 1 de alta velocidade e alta força aerodinâmica como se fossem karts. Parece absolutamente extraordinário para mim que eles possam tratar um carro tão sofisticado e tão rápido da mesma maneira que tratam um kart – mas o fazem. E, se é assim que dirigem, cabe a nós lhes dar um carro desse jeito”.
Na Aston Martin F1 há seis meses, Fallows está atualmente trabalhando no carro de Alonso para a próxima temporada. “Sabemos que Fernando vai falar sobre problemas no carro; isso, porém, não deve ser novidade para a equipe; ele é de fato exigente. Ademais, com Sebastian [Vettel] e Lance [Stroll], temos dois pilotos que falam do carro, dão bastante feedback e nos dizem quando acham que as coisas estão erradas; por isso, estamos acostumados”, finalizou.