O campeão mundial de Fórmula 1 de 1997, Jacques Villeneuve, diz que não é surpresa que Daniel Ricciardo não pareça ser um dos principais candidatos à vaga da Alpine em 2023.
Quando perguntado sobre Ricciardo não ser um dos primeiros nomes da equipe, Villeneuve questionou: “Por que ele deveria ser? Ele fez dois anos terríveis na Renault, dois anos ainda piores na McLaren; portanto, são quatro anos e quanto tempo ele está na F1 no total?”, disse à F1TV.
“Metade da carreira dele na Fórmula 1 é ruim e, além disso, foi quando ele teve experiência; então não há razão, sobretudo para uma equipe para a qual ele já dirigiu. Depois, parece que os carros modernos não combinam com seu estilo de pilotagem, porque ele foi impressionante na Red Bull, fez algumas ultrapassagens incríveis, estava à frente de Verstappen. Porém, Max era novo na F1; ao fim da temporada [2018] já estava melhor”, acrescentou Villeneuve.
Fernando Alonso anunciou no mês passado que deixaria a equipe de Enstone ao término do ano para se juntar à Aston Martin F1. Assim, vários pilotos foram vinculados ao assento; contudo, Ricciardo, que passou dois anos com a equipe em 2019 e 2020, não apareceu como favorito. O australiano passou por duas temporadas difíceis na McLaren; ambas as partes optaram por se separar após 2022, encerrando o contrato um ano antes.
Além de Ricciardo e McLaren: Jacques Villeneuve comenta sobre eventual ida de Gasly à Alpine na Fórmula 1
Recentemente, houve rumores de que Pierre Gasly estaria à frente na disputa pela vaga na Alpine, apesar de estender seu contrato com a AlphaTauri até o final de 2023. Isso significaria uma formação totalmente francesa para a equipe, que tem Esteban Ocon amarrado até 2024.
Quanto a tal, Villeneuve se mostra cético a respeito da formação, por causa da inimizade entre Gasly e Ocon. “É estranho, eles já têm um piloto francês; no mais, os dois não se dão bem; por isso, não os colocaria juntos. Ademais, Gasly está sob contrato e será preciso mover montanhas para pegá-lo; logo, não faz sentido. E, no geral, Gasly não teve uma temporada de Fórmula 1 muito boa”, opinou ele.