Home Automobilismo Em busca de uma Fórmula 1 mais sustentável, FIA faz parceria com a Siemens

Em busca de uma Fórmula 1 mais sustentável, FIA faz parceria com a Siemens

Federação Internacional de Automobilismo pretende zerar a emissão de gás carbônico na F1; saiba mais.

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Em busca de uma Fórmula 1 mais sustentável, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta semana, uma nova parceria com a Siemens. A companhia fornecerá o software PLM de sustentabilidade e adotou soluções do portfólio Xcelerator, com o intuito de colaborar com as equipes e apoiar a entidade máxima do automobilismo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na prática, o portfólio da Siemens auxiliará em regulamentos e no desenvolvimento dos veículos, ou seja, O Xcelerator contribuirá para a redução do consumo de energia e das emissões líquidas. A meta é chegar a zero, até o ano de 2030.

“Como inovação e sustentabilidade são dois dos princípios orientadores mais importantes da FIA, temos o prazer de receber a Siemens como fornecedora oficial e adotar suas soluções em software para sustentabilidade em nosso trabalho na Fórmula 1 e em outras atividades de automobilismo”, disse Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Do outro lado, a empresa tenta traçar um paralelo entre o esporte a motor e a sustentabilidade, o que pode trazer uma nova perspectiva para o automobilismo como um todo.

“Se o automobilismo pode neutralizar suas emissões de carbono, qualquer setor pode. Com essa colaboração, planejamos influenciar as percepções do público e promover a mobilidade sustentável. Estamos felizes por sermos selecionados como fornecedor oficial para ajudar a FIA a atingir suas metas de sustentabilidade”, disse Cedrik Neike, membro do conselho de administração da Siemens AG e CEO da Digital Industries.

FIA e sustentabilidade

A FIA conquistou a certificação ISO14001:2015 em 2021, o que representa a neutralidade do carbono na Fórmula 1. Desta forma, a entidade visa expandir a sustentabilidade no esporte.

PUBLICIDADE

A nova parceria é o resultado de um outro trabalho bem sucedido, desenvolvido pela Siemens na categoria em 2019. Na ocasião, a empresa buscou ampliar a segurança através de análises de detecção de pedestres, ou seja, a iniciativa mapeou os locais mais perigosos para espectadores nas corridas.

PUBLICIDADE
Better Collective