Sem interesse em renovar com o Aston Villa, Douglas Luiz caminha para se tornar jogador livre a partir da janela de transferências de janeiro de 2023. Visando sair de Birmingham, o volante poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube que esteja interessado em seu futebol.
O camisa 6 do Villa estava na expectativa em ser vendido e chegou a ser sondado pelo Milan e, ao fim da última janela, se frustrou ao ver três ofertas recusadas do clube londrino Arsenal –a última delas de 25 milhões de libras (R$ 151 milhões).
Apesar de seu interesse em deixar o clube de Birmingham, o jogador busca um novo destino na própria Premier League. O jogador chegou na liga em 2017 para ser reforço do Manchester City, porém, acabou sendo emprestado para o Girona, da Espanha, por questões burocráticas.
Ex-vasco, Douglas Luiz passou pela Espanha antes de ser firmar na Premier League
O jogador de 24 anos foi revelado nas categorias do Vasco da Gama. Jogou as temporadas de 2016 e 2017 no Brasil e marcou cinco gols em 39 jogos pelo Gigante da Colina.
Em junho de 2017, assinou um contrato por cinco temporadas com o Manchester City, mas nunca chegou a atuar pelo time azul, e logo foi emprestado para o Girona.
O volante jogou por duas temporadas no Girona e atuou em 43 partidas até ser negociado em definitivo para o Aston Villa em 2019.
No Villa, Douglas Luiz se estabeleceu como titular e hoje é um dos jogadores mais importantes do clube. Desde 2019 o volante entrou em campo 117 vezes e marcou sete gols, além de oito passes para gol.