O Flamengo de Dorival Júnior é um especialista em mata-matas. Desde que chegou na Gávea, o treinador perdeu apenas um jogo eliminatório e mantém um desempenho melhor do que o ex-técnico, Jorge Jesus. Vale lembrar, que a última conquista Rubro-Negra foi a Copa Libertadores em 2019, sob o comando do treinador português.
Segundo publicação do jornal O Globo, Dorival tem números que impressionam nas competições de mata-mata, cujo aproveitamento é de 86,1% nas Copas do Brasil e Libertadores.
Ao todo, são seis vitórias no torneio continental, duas sobre o Tolima, duas contra o Corinthians e outras duas sobre Vélez Sarsfield.
Já na copa brasileira, o Flamengo venceu quatro vezes. Uma vitória contra o Atlético-MG, uma sobre Athletico-PR e duas contra o São Paulo. Por outro lado, o time da Gávea tropeçou em duas ocasiões: um empate com o Athletico-PR e uma derrota para o Galo.
Dorival x Jesus no Flamengo
Em comparação com Jorge Jesus, na temporada 2019, Dorival tem números superiores. O português chegou a 66,6% de aproveitamento nas Copas. Foram seis vitórias na Libertadores, com dois empates e uma derrota. Na Copa do Brasil, apenas dois empates com o Athletico-PR, o que causou a eliminação do Flamengo.
O técnico português ainda disputou outros torneios de “mata-mata”, como o Mundial de Clubes de 2019, quando o Flamengo venceu o Al Hilal na semifinal e perdeu para o Liverpool, na decisão. Jesus ainda comandou o Flamengo na Recopa, conquistada com uma vitória e um empate e a Supercopa do Brasil, quando o time da Gávea superou o Palmeiras em 2020.
Em relação ao Brasileirão, Jesus supera Dorival. Enquanto o português ficou com o título, o atual treinador está longe do Palmeiras na tabela em 2022.