DZG | 1-0 | CHE |
---|
No primeiro jogo válido pela fase de grupos da UEFA Champions League 2022/23, o Chelsea foi derrotado pelo Dínamo Zagreb por 1 a 0 nesta terça-feira (6), no Estádio Maksimir.
Os Blues dominaram a posse de bola no início da partida diante de um compacto Zagreb. Superior nos minutos iniciais, a equipe de Thomas Tuchel teve a sua primeira chance de gol aos 6′.
Kai Havertz deixou para Aubameyang entregar na medida para Sterling percorrer o terço final e escorar de novo para o ex-Barcelona. mas Ristovski conseguiu bloquear o chute. Porém, logo na primeira oportunidade de contra-ataque, o Dínamo Zagreb foi fatal.
Aos 13′, Ljubicic lançou em profundidade para Petrovic aproveitar a marcação dupla de Koulibaly e Azpilicueta e dar um tapa na bola para Orscic sair em liberdade. O artilheiro deu um leve toque na bola e venceu o goleiro Kepa.
O Chelsea tentou controlar novamente a posse, mas o Dínamo cresceu na partida. Aos poucos, os croatas adiantaram as linhas e quase ampliaram ainda no primeiro tempo. Em cobrança de falta, Fofana levantou na área e Orscic chutou com enorme perigo por cima. Na sequência, Ademi experimentou de fora da área e Kepa teve que afastar.
Antes do intervalo, os croatas ameaçaram novamente no contra-ataque, com Ivanusec passando pelo meio-campo antes de deixar para Orscic na entrada da área. O artilheiro do Zagreb mais uma vez encontrou espaço para dominar, mas Chillwell defendeu o chute no momento certo para salvar o Chelsea.
Chelsea pressionou na reta final, mas não venceu o sistema defensivo do Dínamo Zagreb
Tuchel voltou com Ziyech no lugar de Azpilicueta para tentar melhorar o controle das ações ofensivas. Logo aos 4′, os Blues conseguiram marcar com Aubameyang completando na primeira trave após tapa de Chilwell para superar Moharrami, mas a arbitragem marcou impedimento na origem do lance.
Porém, o Chelsea realmente não conseguiu encontrar o seu melhor futebol nesta tarde, e o Dínamo Zagreb novamente assumiu o protagonismo da partida. Aos 11′ do segundo tempo, Ivanusec liberou Ristovski para o atacante chutar firme, mas Kepa fez uma defesa sensacional e ainda contou com a trave para ajudar.
Jorginho, Broja, Cucurella e Pulisic foram as novas apostas de Thomas Tuchel para a sequência do segundo tempo, com o ítalo-brasileiro sendo consideravelmente participativo nas construções de lances no campo ofensivo. Porém, a aguardada pressão dos Blues surgiu apenas na reta final.
Aos 35′, Havertz recebeu passe de Ziyech pelo meio e concluiu de primeira, chutando por cima. Na sequência, Havertz testou firme na pequena área e parou na intervenção de Ljubicic. Depois, foi a vez da jogada pela esquerda, com Reece James finalizando em diagonal por cima. Por fim, Livakovic fez ótima defesa no chute rasteiro de Ziyech.
Com oito minutos de acréscimo, os comandados de Tuchel seguiram pressionando no campo ofensivo em busca do empate. Aos 49′, em falta frontal para Ziyech cobrar, a bola parou na barreira em chance desperdiçada.
E na última chance da partida, aos 51′, Ziyech partiu para a cobrança e novamente parou na barreira, com Koulibaly testando firme para fora, confirmando a histórica vitória do Dínamo Zagreb
FICHA TÉCNICA
DÍNAMO ZAGREB 1-0 CHELSEA
Data: 03/09/2022, 13:45
Estádio: Maksimir
Gols: 1T 13′ Orsic (DZA)
Substituições – DZG: Lauritsen (Mohrrami); Spikic (Orsic)
Substituições – CHE: Ziyech (Azpilicueta); Jorginho (Kocacic); Broja (Aubameyang); Cucurella (Chillwell); Pulisic (Sterling)
Dínamo Zagreb (4-1-4-1): Dominik Livakovic; Stefan Ristovski, Josip Sutalo, Dino Peric, Sadegh Moharrami; Josip Misic; Robert Ljubicic, Luka Ivanusec, Arijan Ademi, Mislav Orsic; Bruno Petkovic.
Chelsea (3-4-2-1): Kepa Arrizabalaga; Cesar Azpilicueta, Wesley Fofana, Kalidou Koulibaly; Reece James, Mason Mount, Mateo Kovacic, Ben Chilwell; Kai Havertz, Raheem Sterling; Pierre-Emerick Aubameyang.