Cruzeiro confirmou o favoritismo no Mineirão e superou o Vasco para garantir o retorno à primeira divisão do Brasileirão
CRU | 3-0 | VAS |
---|
Com 59.204 mil pessoas no Mineirão nesta quarta-feira (21), o Cruzeiro venceu o Vasco por 2 a 0 e garantiu o retorno matemático à primeira divisão do futebol brasileiro na 31ª rodada do Brasileirão Série B.
Filipe Machado foi o autor do gol no primeiro tempo para encaminhar o acesso. Na etapa complementar, Edu marcou o segundo e Luvannor foi às redes perto dos acréscimos, confirmando a histórica vitória da Raposa.
O resultado encerra uma longa passagem do Cruzeiro na segunda divisão do futebol brasileiro, pois o clube permaneceu na Série B por três temporadas antes de conseguir retornar à primeira divisão.
Apostando principalmente na proposta reativa e em jogadas de bola parada, a equipe treinada por Jorginho levou perigo no início com uma sequência de escanteios perigosos. Logo no primeiro minuto, Rafael Cabral foi exigido em bela defesa após cobrança fechada de Nenê.
Os primeiros dez minutos foram melhores para o Vasco com uma postura competitiva através de transições ofensivas pelo lado. No entanto, a postura da equipe de Paulo Pezzolano mudou após a saída de Neto Moura, surpreendendo o cruzmaltino.
Subindo as linhas de marcação e tendo maior presença no campo ofensivo, o Cruzeiro conseguiu provocar o erro na saída adversária para forçar o gol do primeiro tempo.
Aos 25′, Eguinaldo escorregou e Filipe Machado aproveitou o espaço para chutar com longa distância. A bola desviou em Danilo Boza e o goleiro Thiago Rodrigues se complicou na tentativa de defesa com os pés.
Com enorme festa da torcida no Mineirão, o Cruzeiro ficou assumiu o domínio total do primeiro tempo diante de uma queda considerável no desempenho cruzmaltino, que fechou o primeiro tempo com menos de 70 passes trocados e 44% de posse de bola.
Antes do intervalo, a Raposa teve uma chance de ouro para ampliar o placar. Bruno Rodrigues cobrou falta de longe, mas foi o suficiente para assustar com uma bola no travessão. No rebote, Filipe Machado testou firme, só que Yuri Lara afastou o perigo.
Cruzeiro definiu a situação rapidamente no segundo tempo para confirmar o acesso
Mesmo com a tentativa de maior manutenção da posse de bola, o Vasco não conseguiu exercer pressão para cima do adversário e os primeiros minutos da etapa complementar foram marcados por um jogo truncado, sem finalizações.
Aos 12′, o técnico Paulo Pezzolano mexeu no Cruzeiro com as entradas de Wesley Gasolina e Daniel Junior. As alterações tiveram impacto imediato e a Raposa ampliou a vantagem para transformar de vez o ambiente do Mineirão.
Em contra-ataque rápido, Gasolina lançou em profundidade para o meio onde Bruno Rodrigues puxou a jogada com precisão e entregou a bola na medida para Edu escorar nas redes, dentro da área, concluindo a bela construção ofensiva.
Após o segundo gol sofrido, o técnico Jorginho resolveu preservar alguns dos titulares pendurados com dois cartões amarelos pensando mais no jogo contra o Londrina, promovendo as saídas de Nenê e Léo Matos, com as entradas de Gabriel Pec e Alex Teixeira.
Na reta final, o Vasco conseguiu ocupar o campo ofensivo diante da estratégia mais defensiva do Cruzeiro e levou perigo na cabeçada de Danilo Boza após cruzamento, mas o cabeceio acabou indo para fora por muito pouco.
Entretanto, quando a Raposa criou mais uma boa jogada coletiva no campo ofensivo, a equipe conseguiu marcar o gol do acesso aos 41 minutos. Marquinhos Cipriano chegou pelo lado esquerdo e deixou com Luvannor dentro da área. O chute saiu fraco, mas a bola desviou em Danilo Boza, deixando Thiago Rodrigues sem chances de defesa, para confirmar a festa no Mineirão.
SEQUÊNCIA
Na próxima rodada, o cruzmaltino terá um jogo decisivo contra o Londrina, atual quinto colocado na tabela de classificação, em duelo que será realizado no dia 29 de setembro, às 21h30 pelo horário de Brasília. Do outro lado, o Cruzeiro enfrentará a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em busca da confirmação do título.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 3-0 VASCO
Data: 21/09/2022, 21:00
Estádio: Mineirão
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Assistente 1: Alex Ang (SP)
Assistente 2: Gustavo Rodrigues (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo (SP)
Gols: 1T 25′ F.Machado (CRU); 2T 14′ Edu (CRU); 2T 40′ Luvannor (CRU)
Substituições – CRU: W.Oliveira (Neto Moura); W.Gasolina (Stênio); D.Junior (Lincoln); Marquinhos Cipriano (Kaiki); Luvannor (Edu)
Substituições – VAS: Figueiredo (Raniel); Edimar (Paulo Victor); Alex Teixeira (Nenê); Gabriel Pec (Léo Matos); Fábio Gomes (Marlon Gomes)
Cruzeiro (3-5-2): Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Filipe Machado, Neto Moura, Daniel Jr e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Luvannor e Edu. (Técnico: Paulo Pezzolano)
Vasco (4-3-3): Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição, Paulo Victor; Yuri Lara, Andrey Santos, Nenê; Marlon Gomes, Eguinaldo e Raniel. (Técnico: Jorginho)