O jogador Byron Castilo foi convocado pela FIFA e terá que depor sobre as acusações de não ser um cidadão equatoriano. O caso parecia encerrado, mas segundo o blog Panorama Esportivo, do jornal O Globo, a entidade máxima do futebol mundial ouvirá o atleta do Barcelona de Guayaquil sobre o assunto.
A acusação sobre Castillo pode tirar a vaga do Equador na Copa do Mundo 2022, no Catar. O país está no Grupo A e estreia justamente contra os donos da casa no dia de abertura, em 20 de novembro.
O lateral é acusado de ser nascido na Colômbia e de ter uma certidão de nascimento equatoriana falsa. O grande interessado pelo assunto é o Chile, que pode ficar com a vaga na Copa do Mundo caso a FIFA entenda que o jogador atuou nas Eliminatórias com documentos falsificados.
Advogado do Chile explicou próximos passos do caso
Eduardo Carlezzo, advogado brasileiro que representa o Chile no caso, explicou a atual situação. Segundo ele, Castillo vai depor à FIFA no dia 15 de setembro, ou seja, daqui duas semanas.
“Fornecemos uma quantidade significativa de evidências à FIFA provando que o jogador nasceu na Colômbia, e que sua certidão de nascimento equatoriana é falsa”, disse o representante legal do Chile no caso em entrevista ao Panorama Esportivo, do O Globo.
“Contudo, ele nunca se manifestou sobre o assunto, nunca forneceu uma explicação sobre seu passado, nem sobre sua família. Por isso, o dia 15 de setembro será crucial, pois Byron Castillo terá a oportunidade de explicar à FIFA o seu real local de nascimento.”
Por conta dos pontos perdidos pelo Equador no jogos em que Castillo esteve em campo, o Chile pularia rivais na classificação das Eliminatórias e ficaria com uma vaga na Copa do Mundo. O entendimento, porém, é que será difícil a FIFA tomar uma decisão favorável à “Roja”.