Clube espanhol monitora Johnny, volante do Internacional com multa rescisória milionária
Johnny tem contrato com o clube gaúcho até dezembro de 2024. Volante disputou 32 partidas, até o momento, com a camisa colorada neste ano
Jovem revelação do Internacional, o volante Johnny, de apenas 21 anos, está na mira do Espanyol. O clube espanhol monitora a situação do jovem, com passagem recente pela seleção dos Estados Unidos, e acompanha seu desempenho a fim de formalizar uma oferta.
O Torcedores.com apurou que o contrato do meio-campista com o Internacional vai até dezembro de 2024. Além disso, sua multa contratual para clubes do exterior está fixada em 60 milhões de euros (R$ 308,3 milhões, pela cotação atual).
Desempenho em 2022
Jogos: 32
Titular: 17
Reserva: 15
Gols: 3
Assistências: 2
Minutos em campo: 1533
A postura do Espanyol, por enquanto, é apenas acompanhar o desenvolvimento de Johnny com a camisa colorada. O jogador foi promovido para o elenco principal em 2019, ainda com 19 anos, mas encontrou dificuldades para se firmar entre os profissionais.
Nessa temporada, por exemplo, o volante fez apenas uma partida. Ele atuou apenas 15 minutos na vitória do Internacional por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no dia 15 de setembro, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, quando foi lançado por Odair Hellmann.
Jogos pelo Internacional em 2022
Copa Sul-Americana: 4
Série A do Campeonato Brasileiro: 17
Copa do Brasil: 1
Campeonato Gaúcho: 10
Nos anos seguintes, Johnny se consolidou como um dos principais jogadores do Internacional. Logo após se firmar na equipe, o meio-campista disputou 87 partidas, marcou 7 gols e fez 3 assistências.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Internacional ainda não foi procurado oficialmente para abrir negociações pelo atleta. Entretanto, o presidente Alessandro Barcellos está ciente do interesse do Espanyol em Johnny.
Títulos pelo Internacional
2017: Campeonato Gaúcho Sub-20
2018: Campeonato Gaúcho Sub-20
2019: Campeonato Gaúcho Sub-20
2019: Campeonato Brasileiro Sub-23
Internamente, o dirigente colorado sabe que Johnny é visto no mercado da bola com potencial para ser um jogador de classe internacional. Por isso, o clube gaúcho se protegeu ao fixar uma multa rescisória considerada alta na renovação de contratado, efetuada em janeiro.
Johnny entrou no radar do Espanyol pela idade considerada baixa, espírito de liderança, visão de jogo, qualidade no passe, técnica apurada e, principalmente, pelo porte físico diferenciado. Esse tipo de perfil é bastante valorizado nas principais ligas do Velho Continente.
Jogos pela Seleção dos Estados Unidos
12/11/2020: Estados Unidos 0 x 0 País de Gales
16/11/2022: Estados Unidos 6 x 2 Panamá
18/12/2021: Estados Unidos 1 x 0 Bósnia Herzegovina
23/09/2022: Estados Unidos 0 x 2 Japão
Nascido em Denville, pequena cidade do estado norte-americano de Nova Jersey, João lucas de Souza Cardoso, o Johnmy, é cria do futsal. Com apenas três anos, ele mudou-se para Santa Catarina, de onde seus pais são naturais.
Antes de ser contratado pelo Internacional, o jogador teve breve passagem pelas divisões de base de Avaí e Criciúma. As boas atuações por aqui conduziram o jogador até a seleção dos Estados Unidos.