CBF aguarda datas do Mundial de Clubes para divulgar calendário de 2023
Datas do torneio, que pode ter Flamengo ou Athletico Paranaense, devem definir de vez calendário do futebol brasileiro para o próximo ano

Divulgação/CBF
O ano de 2022 está perto de se encerrar e já há quem pense em como será o calendário do futebol brasileiro em 2023. Mas a CBF ainda deve demorar um pouco para divulgar em como serão distribuídas as competições da próxima temporada.
De acordo com o Uol Esporte, o único ‘obstáculo’ que impede a entidade de divulgar como será o próximo ano do futebol brasileiro tem a ver com o Mundial de Clubes da Fifa. A competição, que deve ser novamente disputada em fevereiro, não teve datas e nem local confirmado (há especulação de que o torneio seja levado para os EUA). Como o representante sul-americano no certame será brasileiro (Flamengo e Athletico Paranaense decidem a Libertadores), saber as datas das partidas é o que falta para que todas as competições sejam encaixadas.
Dependendo de quem for o campeão da Libertadores, as datas do respectivo estadual (Carioca ou Paranaense) terão de ser remanejadas para permitir a presença de flamenguistas ou atleticanos no Mundial. E até mesmo outros estaduais poderiam ser afetados indiretamente, mas as datas previstas para os torneios (16) serão mantidas novamente para 2023 pela CBF.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6WEZ1OFp0ZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Outro fator que pode influir no calendário para o próximo ano são as datas-Fifa. Já em março, haverá o primeiro espaço para jogos de seleções, além de outros períodos marcados em junho, setembro, outubro e novembro. As chances de que times possam ser desfalcados com jogadores convocados pela seleção brasileira devem seguir, mesmo com Tite deixando o comando técnico após a Copa de 2022.
Neste mês de setembro, para os amistosos contra Gana e Tunísia, haverá jogos de times brasileiros no dia seguinte no mesmo dia e no próximo ao do jogo com a Tunísia (que joga dia 27). A tendência é de que, em mais um ano, a CBF não paralise as competições por períodos mais longos por causa dos jogos da Seleção, mas sem marcar partidas para o dia dos amistosos. No caso desta última data-Fifa antes das partidas, apenas um jogo deverá ser ‘perdido’ por convocados que jogam no Brasil.
A Brasil Futebol Expo tá rolando em São Paulo e claro que a @cbf_futebol está presente. Nosso estande ficou demais! 👊 pic.twitter.com/PVs885gyeV
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) September 7, 2022