O craque do Bayern de Munique, Alphonso Davies, considerado por muitos um dos melhores laterais do mundo, poderia ter ido parar no Barcelona, se o clube espanhol não tivesse cometido um erro simplesmente monumental.
Segundo Hristo Stoichkok, que era olheiro do Barcelona na América do Norte, o atleta foi recomentado por ele ao time espanhol. Na época, o jogador, com 17 anos, atuava pelo Vancouver, na Major League Soccer. O motivo dado foi que ele não teria nível para ser um membro da equipe. Logo em seguida, ele foi comprado pelo Bayern de Munique e conquistou a Champions League como titular do clube alemão.
“Recomendei Alphonso Davies e me disseram que não, que ele jogava na MLS e era canadense. Que ele não tinha um nível suficiente para o Barça. Também disse para levarem Diego Lainez, César Montes e ‘Chucky’ Lozano. A mesma coisa: “Não são da nossa filosofia’, foi o que me disseram.” – Comentou o ex-olheiro do Barcelona para a “TUDN”.
Alguns anos depois da escolha infeliz do Barcelona, é possível de se mensurar o tamanho do prejuízo. O atleta hoje tem somente 21 anos e é um dos melhores laterais do mundo. Seu valor de mercado já passou dos 70 milhões de euros e tende a aumentar mais ainda.
Para piorar, nessa semana, em que os dois clubes se enfrentaram na Champions League, o jogador foi titular no time alemão e foi importante na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona.
Barcelona tenta se recuperar e voltar ao topo do cenário europeu
Certamente a presença de Davies na equipe ajudaria a tornar o time mais competitivo, mas não é possível voltar no tempo para desfazer a decisão tomada.
Agora, sob o comando de Xavi e liderado em campo por Lewandowski e Raphinha, o time espanhol tenta voltar a disputar títulos europeus. É visível a melhora com relação ao ano passado.
Inclusive, jogadores do Bayern de Munique, que enfrentarão o Barcelona nessa semana, mencionaram a grande evolução do adversário desde o ano passado, quando também haviam se enfrentado.