Unificação de títulos do Atlético-MG vão atrasar; confederações perderam prazo
Um dos benefícios da unificação dos títulos sul-americanos é que o Galo pode melhorar a sua classificação no ranking
Um dos benefícios da unificação dos títulos sul-americanos é que o Galo pode melhorar a sua classificação no ranking
O Atlético-MG busca o reconhecimento de dois títulos sul-americanos, o bicampeonato da Copa Conmebol (1992 e 1997), com equivalência da Copa Sul-Americana. Entretanto, esse reconhecimento da principal entidade de futebol da América do Sul terá que esperar mais um pouco.
Em reunião virtual com representantes dos 16 clubes das oitavas de final da Libertadores de 2022, com membros da Conmebol, ficou definido que as dez confederações irão avaliar o pedido dos clubes pela unificação das competições.
De acordo com o “GE”, dez dos 16 times classificados votaram a favor da notificação do Galo, que lidera o movimento. Entretanto, Corinthians, Palmeiras e Flamengo votaram contra o pedido do Atlético. Enquanto que o Emelec, Cerro Porteño e Tolima se abstiveram.
Por outro lado, votaram a favor: Atlético, Vélez Sarsfield, River Plate, Talleres, Colón, Boca Juniors, Athletico-PR, Libertad, Fortaleza e Estudiantes. Com isso, a tendência é que a unificação seja aprovada na próxima reunião do conselho executivo da Conmebol, que pode acontecer em outubro.
Com o reconhecimento da antiga Copa Conmebol na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG pode melhorar a sua classificação no ranking da entidade da América do Sul. Logo, outros times campeões da competição também podem avançar neste ranking.