O Atlético-MG irá reencontrar o Palmeiras pela primeira vez após a eliminação para o time Alviverde nas quartas de final da Libertadores. A partida será nesta quarta-feira, dia 28, às 21h45 (de Brasília), em Belo Horizonte. O confronto desta vez, entretanto, será válido pela rodada do Brasileirão e com os times em situações opostas na classificação.
O Galo é o sétimo colocado e tenta se aproximar na zona de classificação para a Libertadores 2023. O time de Abel Ferreira, por outro lado, lidera o Brasileirão com oito pontos de vantagem para o segundo colocado.
Para o jornalista Juca Kfouri, o duelo diante do Palmeiras no Mineirão pode ser a última chance para Cuca em seu retorno ao Galo. Desde voltou ao clube, o treinador tem apenas 33.3% aproveitamento em dez jogos disputados. Com contrato, a princípio, somente até dezembro, o comandante atleticano já aparece ameaçado pela sombra de Jorge Jesus, atualmente no Fenerbahçe.
“Eu diria que pode ser a última chance do Cuca [o jogo contra o Palmeiras]. Começa agora esse zum-zum-zum de Jorge Jesus… Embora, talvez, esses rumores sejam menos direcionados ao Galo e mais para a CBF. Enfim, é a última chance do Cuca. Se o Palmeiras vai ao Mineirão e ganha, eu não sei o que vai acontecer com o Cuca, que já deve explicações à sociedade. Deverá mais ainda para a torcida atleticana. Esse jogo é uma decisão para o Galo. Não significa salvar a temporada, mas manter o Galo vivo para ir para a Libertadores [em 2023]. Se perder, aí… Para o Palmeiras, um empate já estará de ótimo tamanho. Mas para o Atlético, não”, avaliou Juca Kfouri durante a edição do podcast ‘Posse de Bola’.
Desempenho do Atlético-MG no retorno de Cuca:
Atlético-MG desde o retorno do Cuca:
⚔️ 10 jogos
✅ 2 vitórias
⛔️ 4 empates
❌ 4 derrotas
📊 33.3% aproveitamento
⚽️ 9 gols marcados
🚫 12 gols sofridos• Eliminado da Libertadores.
• Foi de 4° para 7° colocado no Brasileirão. pic.twitter.com/KqGAZZSyVJ
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) September 17, 2022
Palmeiras joga sem pressão:
Por liderar o campeonato com boa vantagem e ter cinco desfalques para o jogo, o Palmeiras não enfrenta o Galo tão pressionado como o rival. O Verdão tem oito pontos de diferença para o vice-líder Internacional, que joga em casa contra o Bragantino na rodada. A equipe de Abel Ferreira não poderá contar com os convocados Weverton e Gustavo Gómez, além dos suspensos Danilo, Zé Rafael e Gabriel Menino. Ademais, vale lembrar que o time já não conta com Raphael Veiga, que passou por cirurgia no tornozelo.
Para Mauro Cezar, o Palmeiras ainda conseguirá manter uma boa vantagem na liderança do Brasileirão após a rodada independente dos resultados. “O Palmeiras, mesmo que venha perder, ainda tem uma vantagem grande e ficaria em uma situação confortável. Não tem motivo nenhum para o Palmeiras encarar esse jogo como uma decisão. É um jogo importante só. Se perder, ainda pode manter cinco pontos para o Internacional e seis para o Fluminense, por exemplo”, destacou.
O jornalista Arnaldo Ribeiro ressaltou a necessidade do Palmeiras tirar a pressão do jogo. Contudo, o jornalista reforçou se tratar de uma rodada ‘hostil’ para o líder do Brasileirão.
“Se eu fosse integrante da comissão técnica do Abel, eu esvaziaria a responsabilidade desse jogo. É o jogo que o Palmeiras vai mais desfalcado na temporada, o time está completamente desconfigurado. A derrota não é um resultado surpreendente. Mas acho que tudo o que o Palmeiras trouxer de ponto do Mineirão, é lucro. Essa é a rodada mais hostil ao Palmeiras até o final do Campeonato Brasileiro. Os principais concorrentes jogam em casa com adversários menos desafiadores e o Palmeiras joga fora com todos esses desfalques. (…) Mas sobreviver com uma diferença considerável nas próxima duas rodadas seria suficiente para o Palmeiras colocar os demais dedos na taça”, completou.