Após a pausa das férias de verão da Fórmula 1, os pilotos disputaram um acirrado GP da Bélgica e agora realizam a preparação para a etapa da Holanda. Neste meio tempo de agosto, muita coisa aconteceu e as pistas podem ter uma novidade para auxiliar no andamento das corridas. Veja as principais notícias do mês de agosto.
Veja as notícias de agosto
Diretor da Alfa Romeo fala sobre início de Felipe Massa na Sauber
O começo não foi bom para Felipe Massa na Fórmula 1. Em 2002, pela Sauber, o melhor resultado do brasileiro foi uma 5ª colocação em toda a temporada. E segundo Zehnder, diretor esportivo da Alfa Romeo, era porque o piloto ainda era um “garoto” que não estava disposto a aprender.
“Tivemos alguns problemas com o Felipe também, porque o demitimos depois de 2002, e ele voltou em 2004, porque 2002 foi um desastre. Ele era uma criança, sem vontade de aprender, de aceitar conselhos a bordo. Ele foi embora, teve que deixar a Sauber”, disse Zehnder. “2003 ele teve uma temporada com a Ferrari ao lado de Michael [Schumacher] testando muito, já quando ele voltou ele era uma pessoa diferente, um piloto diferente. E ele foi rápido. Felipe foi rápido e consistente”, completou.
Possíveis duplas para 2023
Após o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel da Aston Martin, a diretoria contratou Fernando Alonso para a 2023. Outro veterano de saída, mas desta vez forçada, pode ser Daniel Ricciardo, pois a McLaren confirmou que não renovará o contrato. Com a vaga livre, Oscar Piastri pode ocupar o espaço no grid, após uma ótima temporada na Fórmula 2.
Equipes como Alfa Romeo, AlphaTauri, Alpine, Haas, McLaren e Williams ainda não têm a formação para 2023 completamente definida. Com isso é provável que as cadeiras comecem a circular na Fórmula 1 para preencher esses lugares indefinidos.
A Alfa Romeo tem Bottas confirmado até 2024, mas um espaço vago para outro piloto. Já a Alpha Tauri tem o francês Pierre Gasly até 2023, que aguarda seu companheiro para o próximo ano. A Alpine tem Esteban Ocon até 2024 e também aguarda confirmação da outra vaga. A Aston Martin tem seus dois nomes fechados para 2023: Lance Stroll e Fernando Alonso. Já a Ferrari continua com Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr.
No caso da Haas, a equipe tem Kevin Magnussen mas aguarda fechar próximo piloto. McLaren tem contrato com Lando Norris até 2025 e aguarda confirmação do outro integrante. E a Mercedes continuará em 2023 com sua dupla atual com Lewis Hamilton e George Russell, assim como Red Bull que se mantém com Max Vestappen e Sergio Perez. Na Williams, Alex Albon é o único piloto confirmado até o momento.
CEO da Fórmula 1 descarta pilotos mulheres
Com campanhas de combate ao ao preconceito e por igualdade de gênero, a Fórmula 1 tem incentivado a participação de mulheres no automobilismo. Inclusive, a W Series é um exemplo desses incentivos. Porém, ainda vai demorar um pouco para a barreira seja quebrada, de acordo com o CEO da competição, Stefano Domenicali.
“Acredito mais que um meteorito atinja a Terra do que uma mulher na F1 dentro de cinco anos”, disparou. “Estamos tentando entender como criar um ambiente onde as mulheres na idade certa possam entrar no carro certo. Esse é o fator chave”, completou Domenicali. Segundo o CEO, é necessário que as mulheres tenham a mesma idade dos pilotos homens para, inicialmente, entrarem nas categorias de acesso como a Fórmula 2, Fórmula 3 ou Fórmula 4.
Acusação da Ferrari de ‘trapaça’ da Red Bull
Após o GP da Bélgica, após as férias de verão na Fórmula, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, questionou os cumprimentos de regulamento financeiro da Red Bull, nesta temporada. Charles Leclerc venceu duas das três primeiras corridas da temporada, enquanto a RB lutava para se encontrar, com instabilidades e falhas de Verstappen e Pérez.
Porém, o lado austríaco reagiu em Imola, vencendo nove das últimas 11 corridas até o GP da Bélgica, de domingo. Com isso, Verstappen abriu vantagem de 93 pontos sobre Pérez na classificação de pilotos. E Binotto está buscando respostas sobre como sua equipe ficou longe do ritmo dos rivais de maneira que se depara com potencial violação do limite orçamentário da Red Bull, que giraria em torno de US$ 145 milhões.
“Eu ficaria muito surpreso se essa taxa de atualizações fosse possível para outras equipes. Aliás, você tem de se perguntar se o monitoramento é suficiente. Infelizmente, apenas algumas pessoas na FIA ficam de olho nisso”, disse ele.
Novidade na pista a partir do GP da Holanda
A pista de Fórmula 1 de Zandvoort, na Holanda, instalou uma brita ‘falsa’ para o Grande Prêmio do próximo fim de semana. Isso, para ajudar a reduzir o risco de paralisações por bandeira vermelha por detritos de cascalho na pista, causado pelos carros passando próximos às curvas. Esta será uma parte de cascalho envernizado, com uma superfície lisa e irregular, que diminui a aderência dos pilotos mas evita que as pedras entrem na linha de corrida da pista.
Eddie Jordan tentou visitar Michael Schumacher
Eddie Jordan revelou que tentou fazer uma visita ao heptacampeão mundial da Fórmula 1, Michael Schumacher, e não conseguiu. O ex-chefe de equipe afirmou ao jornal ‘Irish Daily Mirror’ que tentou realizar o encontro quando o ex-piloto estava no hospital, após adquirir lesão cerebral devido a um grave acidente nos alpes franceses, em 2013. O alemão não voltou a aparecer desde então e sua situação é restrita apenas aos familiares.
“Corinna, era namorada de nosso piloto Heinz Harald Frentzen e com o rompimento, ela se casou com Schumacher. Então, havia uma conexão e eu entrei em contato e perguntei se era apropriado ir visitá-lo. A resposta foi não”. lamentou o ex-chefe de equipe.
Hamilton provoca Alonso com indireta
A troca de farpas entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso parece longe do fim. Após o GP da Bélgica, os dois pilotos tiveram um desentendimento devido ao espanhol chamar Hamilton de “idiota”, após o britânico ter acertado seu carro na pista da Fórmula 1, logo após a largada, que acarretou em um abandono de corrida do heptacampeão mundial.
Hamilton preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Mas em uma publicação nesta terça-feira (30), no Instagram, postou uma foto agradecendo o carinho dos fãs e, além da homenagem aos torcedores e à equipe, postou uma foto do boné da Mercedes com uma etiqueta colada com a legenda: “para Alonso”. Com isso, a ‘briga’ parece longe do fim.