Longe demais das capitais da indústria fonográfica, Rio de Janeiro e São Paulo, os Engenheiros do Hawaii surgiram em Porto Alegre, em 1985. Enquanto ícones da música se apresentavam no primeiro Rock in Rio, a banda comandada pelo vocalista, Humberto Gessinger, fazia o seu primeiro show em um espaço universitário. Aos poucos, o grupo ganhou a mídia nacional com uma música que enaltece a cultura gaúcha e o seu futebol, em específico, o Grêmio.
Existem uma série de referências ao Imortal na obra de Humberto Gessinger. Desta forma, o Torcedores.com traz para você uma pequena lista de curiosidades de um roqueiro gremista.
Anoiteceu em Porto Alegre e os títulos do Grêmio
Nona faixa do disco O Papa é Pop, dos Engenheiros do Hawaii, Anoiteceu em Porto Alegre foi lançada em 1990 e é uma música lado-b, sem apelo comercial, longa e com uma pequena pegada de rock progressivo. A letra aborda uma noite na capital gaúcha e foge do estereótipo metafórico abordado por Humberto em suas músicas, o que gerava crítica negativa da mídia especializada.
Para destacar o futebol, o artista prestou homenagens ao Grêmio e ao locutor esportivo Armindo Antonio Ranzolin, morto em 17 de agosto desse ano. Foram adicionados audios de narrações de jogos do Imortal na música.
Aos 02:48 minutos, é possível ouvir a locução do título gremista na Copa Libertadores da América, de 1983, com lendária narração de Ranzolin.
“Eu disse que acreditassem, eu pedi que acreditassem, eu nunca deixei de acreditar que o Grêmio iria ser campeão da América, hoje, nesta noite, em Porto Alegre!”
Já em 06:07, é a vez do título mundial do Grêmio, também no ano de 1983. A banda fez um paralelo entre o amanhecer, que é o término da música, com a narração do jogo, que destaca uma eufórica alvorada em Porto Alegre, isso é, após o triunfo tricolor no Japão,
“Grêmio vai ser campeão do mundo, o Rio Grande do Sul e o Brasil vão viver uma madrugada, que não terminará antes do Sol nascer”
Várias Variáveis, dupla GRENAL e Pelé
O baterista, Carlos Maltz, é apaixonado pelo Colorado. Por isso, os Engenheiros do Hawaii optaram por prestar uma homenagem à dupla Grêmio e Internacional no álbum Várias Variáveis, de 1991.
A capa do disco conta com diversos ícones envoltos nas engrenagens da Engenharia e entre essas imagens, estão os escudos dos dois times. A dupla Grenal não é citada nas músicas, mas há uma referência ao Rei Pelé na faixa Curta-metragem.
“Como qualquer curta-metragem
Tropicalismo, bossa nova, rei Pelé
Como qualquer curta-metragem
Brasil, turismo
Amazônia, ciclo do café”.
Grêmio do Hawaii no Rockgol MTV
Em busca de uma maior diversidade em sua programação, o canal MTV reuniu diversas bandas e lançou um campeonato de futebol na década de 1990. O foco era colocar artistas em campo e entre os times da edição de 1996, estava os Engenheiros do Hawaii.
No torneio musical, o grupo se apresentava com uma camisa inspirada no tricolor gaúcho, nas cores azul, branco e preto.
Humberto Gessinger era um dos craques do time e atuava ao lado de outros dois músicos, o tecladista e sanfoneiro Paolo Casarin e o guitarrista Ricardo Horn, ambos da formação do álbum Simples de Coração, de 1995.
O grupo gaúcho conquistou o quarto lugar na competição, atrás de Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e do campeão, Skank.
Grêmio literário
Em 2008, Humberto Gessinger lançou um livro intitulado “Meu Pequeno Gremista”, onde narra as suas histórias de infância com o Grêmio. Em seus flashbacks, o cantor aborda detalhes de sua primeira camisa, suas idas ao estádio Olímpico Monumental e a alegria em cada conquista.
Além de estimular pequenos gremistas a amarem o time, Gessinger apresenta valores que devem ser adotados ao longo da vida, como: coragem, competição saudável, espírito de equipe e união entre famílias e amigos.
“Até a pé nós iremos…”
Por fim, o músico costuma tocar o hino do Grêmio em suas apresentações e participou de uma gravação com outros gremistas ilustres, como o cantor Ivan Lins.