Home Extracampo 5 referências ao Grêmio na carreira do músico Humberto Gessinger

5 referências ao Grêmio na carreira do músico Humberto Gessinger

Líder dos Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger, entrou para a cultura pop enaltecendo a cultura gaúcha e o futebol do Grêmio

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Longe demais das capitais da indústria fonográfica, Rio de Janeiro e São Paulo, os Engenheiros do Hawaii surgiram em Porto Alegre, em 1985. Enquanto ícones da música se apresentavam no primeiro Rock in Rio, a banda comandada pelo vocalista, Humberto Gessinger, fazia o seu primeiro show em um espaço universitário. Aos poucos, o grupo ganhou a mídia nacional com uma música que enaltece a cultura gaúcha e o seu futebol, em específico, o Grêmio.

Existem uma série de referências ao Imortal na obra de Humberto Gessinger. Desta forma, o Torcedores.com traz para você uma pequena lista de curiosidades de um roqueiro gremista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Anoiteceu em Porto Alegre e os títulos do Grêmio

Nona faixa do disco O Papa é Pop, dos Engenheiros do Hawaii, Anoiteceu em Porto Alegre foi lançada em 1990 e é uma música lado-b, sem apelo comercial, longa e com uma pequena pegada de rock progressivo. A letra aborda uma noite na capital gaúcha e foge do estereótipo metafórico abordado por Humberto em suas músicas, o que gerava crítica negativa da mídia especializada.

Para destacar o futebol, o artista prestou homenagens ao Grêmio e ao locutor esportivo Armindo Antonio Ranzolin, morto em 17 de agosto desse ano. Foram adicionados audios de narrações de jogos do Imortal na música.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aos 02:48 minutos, é possível ouvir a locução do título gremista na Copa Libertadores da América, de 1983, com lendária narração de Ranzolin.

Eu disse que acreditassem, eu pedi que acreditassem, eu nunca deixei de acreditar que o Grêmio iria ser campeão da América, hoje, nesta noite, em Porto Alegre!”

Já em 06:07, é a vez do título mundial do Grêmio, também no ano de 1983. A banda fez um paralelo entre o amanhecer, que é o término da música, com a narração do jogo, que destaca uma eufórica alvorada em Porto Alegre, isso é, após o triunfo tricolor no Japão,

PUBLICIDADE

“Grêmio vai ser campeão do mundo, o Rio Grande do Sul e o Brasil vão viver uma madrugada, que não terminará antes do Sol nascer”

PUBLICIDADE
Anoiteceu em Porto Alegre foge do estereótipo do disco e cita o Grêmio em duas ocasiões.

Várias Variáveis, dupla GRENAL e Pelé

O baterista, Carlos Maltz, é apaixonado pelo Colorado. Por isso, os Engenheiros do Hawaii optaram por prestar uma homenagem à dupla Grêmio e Internacional no álbum Várias Variáveis, de 1991.

A capa do disco conta com diversos ícones envoltos nas engrenagens da Engenharia e entre essas imagens, estão os escudos dos dois times. A dupla Grenal não é citada nas músicas, mas há uma referência ao Rei Pelé na faixa Curta-metragem.

“Como qualquer curta-metragem
Tropicalismo, bossa nova, rei Pelé

Como qualquer curta-metragem
Brasil, turismo
Amazônia, ciclo do café”.

PUBLICIDADE
Humberto Gessinger cita o maior gênio do futebol brasileiro.

Grêmio do Hawaii no Rockgol MTV

Em busca de uma maior diversidade em sua programação, o canal MTV reuniu diversas bandas e lançou um campeonato de futebol na década de 1990. O foco era colocar artistas em campo e entre os times da edição de 1996, estava os Engenheiros do Hawaii.

No torneio musical, o grupo se apresentava com uma camisa inspirada no tricolor gaúcho, nas cores azul, branco e preto.

Humberto Gessinger era um dos craques do time e atuava ao lado de outros dois músicos, o tecladista e sanfoneiro Paolo Casarin e o guitarrista Ricardo Horn, ambos da formação do álbum Simples de Coração, de 1995.

O grupo gaúcho conquistou o quarto lugar na competição, atrás de Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e do campeão, Skank.

PUBLICIDADE
O clássico entre o “Grêmio do Hawaii” e os Raimundos

Grêmio literário

Em 2008, Humberto Gessinger lançou um livro intitulado “Meu Pequeno Gremista”, onde narra as suas histórias de infância com o Grêmio. Em seus flashbacks, o cantor aborda detalhes de sua primeira camisa, suas idas ao estádio Olímpico Monumental e a alegria em cada conquista.

Além de estimular pequenos gremistas a amarem o time, Gessinger apresenta valores que devem ser adotados ao longo da vida, como: coragem, competição saudável, espírito de equipe e união entre famílias e amigos.

“Até a pé nós iremos…”

Por fim, o músico costuma tocar o hino do Grêmio em suas apresentações e participou de uma gravação com outros gremistas ilustres, como o cantor Ivan Lins.

“o certo é que nós estaremos com o Grêmio, onde o Grêmio estiver…”

PUBLICIDADE
Better Collective