112 anos do Corinthians: relembre 10 momentos inesquecíveis do clube na história
Timão completa mais um ano de vida neste 1º de setembro, e viveu grandes momentos na sua trajetória
Neste dia 1 de setembro, o Sport Club Corinthians Paulista completa 112 anos de sua existência. Desde 1910, a equipe, fundada no Bom Retiro, se tornou uma das principais do futebol estadual, nacional e internacional também. O Torcedores então, decidiu trazer 10 grandes momentos que o torcedor do Timão viveu em toda a história, e o que faz da equipe do Parque São Jorge ser considerado um time “grande”.
Conquista da Libertadores de forma invicta
Em 2012, o Corinthians teve uma das melhores campanhas da história da Copa Libertadores da América. Na busca pelo título inédito, a equipe, na época comandada por Tite, passou sem dificuldades na fase de grupos, e eliminando Emelec, Vasco e Santos no mata-mata, até chegar à grande decisão, contra o Boca Juniors.
Após empatar em 1 a 1 em La Bombonera, graças ao gol de Romarinho, o Timão teve a chance de decidir o título em sua antiga casa, o Pacaembu. Com dois gols de Emerson Sheik, o Corinthians venceu por 2 a 0 os argentinos e conquistou, de maneira invicta, o primeiro título da Libertadores.
Goleada em casa e festa do título contra o São Paulo
Depois de ser campeão do Brasileirão em 2015 na partida contra o Vasco, o Corinthians teria o clássico contra o São Paulo, que brigava pelo G4 e uma vaga na Libertadores. A partida, realizada na Neo Química Arena, foi o momento perfeito para comemorar o hexa, já que os donos da casa golearam o rival por 6 a 1.
Além disso, o Corinthians manteve sua invencibilidade contra o São Paulo jogando em sua casa, algo que permanece até os dias atuais.
O rebaixamento para a Série B que deu início à redenção
Em 2007, o Corinthians teve uma péssima campanha no Brasileirão, sendo rebaixado para a Série B no ano seguinte, após empatar com o Grêmio, no Olímpico, enquanto o Goiás derrotou o Inter no Serra Dourada. Porém, o apoio da torcida, o bom elenco montado por Mano Menezes, além de amplo favoritismo levaram o clube ao acesso na 32ª rodada.
A campanha do Corinthians deu ao clube o melhor desempenho da história de uma equipe no Brasileirão Série B. Com apenas quatro derrotas, o Timão fez um campeonato impecável, e a partir daí, as conquistas só aumentaram, exemplos da Copa do Brasil em 2009, os Brasileiros de 2011, 2015 e 2017, a Libertadores e Mundial em 2012 e outros.
Chegada de Ronaldo fez o elenco mudar de patamar
No final da temporada 2008, o Corinthians anunciou a chegada de Ronaldo Fenômeno, que estava na Inter de Milão. O atacante, que escolheu jogar no clube alvinegro, ajudou a mudar o patamar da equipe naquela época, sendo fundamental nas conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil em 2009.
Ao todo, Ronaldo atuou em 69 partidas com a camisa do Corinthians, marcando 35 gols entre 2009 e 2011, se tornando um dos maiores ídolos da história do clube.
Ronaldo faz gol de cobertura em clássico inesquecível
Na primeira partida da final do Campeonato Paulista de 2009, o Corintihans visitou o Santos na Vila Belmiro, completamente lotada. Sendo o protagonista da decisão, Ronaldo tratou logo de decidir a disputa pelo título com um gol por cobertura, sem chances nenhuma para Fábio Costa.
A vitória por 3 a 1 garantiu grande vantagem para o clube do Parque São Jorge, que empatou em 1 a 1 no duelo de volta, no Pacaembu, conquistando o título estadual.
Corinthians conquista o mundo de forma emocionante
Por ter conquistado a Libertadores em 2012, o Corinthians pôde participar do Mundial de Clubes naquele mesmo ano. Logo na partida de estreia, uma vitória sofrida por 1 a 0 contra o Al Ahly, do Egito, com gol de Paolo Guerrero, que levou a equipe para a grande final, diante do Chelsea.
Com maior número de torcedores no estádio em Yokohama, o Timão teve uma partida perfeita contra o time inglês, e depois de rebatida dentro da área, Guerrero fez o gol da conquista inédita do Corinthians, para explosão da Fiel Torcida no Japão.
Basílio e o fim da seca de títulos do Timão
No passado, o Corinthians era alvo de chacota por parte dos rivais. Isto porquê permaneceu 23 anos sem conquistar um título, enquanto São Paulo, Santos e Palmeiras erguiam troféus. No entanto, em 1977, a final do Campeonato Paulista mudou tudo isso.
Recebendo o maior público da história do Estádio do Morumbi, o Corinthians recebeu a Ponte Preta e venceu por 1 a 0, com gol de Basílio. A vitória e conquista do estadual de 77 deu o fim ao maior jejum sem títulos dos 112 anos do clube.
O esquadrão do Corinthians na década de 1990
Em uma das décadas mais vitoriosas da história, o Corinthians montou um grande elenco para aqueles anos, onde conquistou sua primeira Copa do Brasil, estaduais e a Supercopa do Brasil. Naquela época, surgiu jogadores que fizeram seu nome ficar marcado no hall dos maiores da história, como Marcelinho Carioca e Ronaldo Giovanelli.
Os 11 jogadores do chamado “Esquadrão Imortal” eram: Ronaldo, Giba, Célio Silva, Gamarra e Silvinho; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho Carioca; Edílson e Luizão.
Título paulista contra o Palmeiras no Allianz Parque
Na grande decisão do Paulistão de 2018, o Corinthians foi até o Allianz Parque para dcidir o título contra seu maior rival, o Palmeiras. Em menos de dois minutos de jogo, o Timão abriu o placar com Rodriguinho, herói da classificação nas semfiinais e igualando o placar da primeira partida.
Após permanecer o 1 a 0 no tempo normal, a disputa ficou para as penalidades, e novamente a estrela de Cássio brilhou. Com duas defesas, o goleiro foi fundamental para a conquista do t´tiulo, que foi decidido na cobrança de Maycon, finalizando a disputa em 4 a 2 para os alvinegros.
A Democracia Corinthiana
Durante os anos que antecederam o final da Ditadura Militar no Brasil, o Corinthians foi fundamental para as “Diretas Já”. Aconteceu movimentos que revolucionaram o clube, com decisões que envolviam todos os membros do Corinthians, além de jogadores como Casagrande, Sócrates e Zenon pedirem o retorno da votação do presidente da república.
Após muitos manifestos vindo por parte dos jogadores e da torcida, as eleições presidenciais retornaram alguns anos depois, mas o movimento teve extrema importância para essa mudança governamental e o fim da ditadura.