PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Radicais WSL: Courtney Conlogue é a primeira mulher campeã no Tahiti em 16 anos

WSL: Courtney Conlogue é a primeira mulher campeã no Tahiti em 16 anos

Em campeonato histórico, americana foi coroada nos tubos perigosos de Teahupoo

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Após diversos dias de espera, a americana Courtney Conlogue venceu a costarriquenha Brisa Hennessy e sagrou-se campeã da etapa do Tahiti da WSL. A última vez que as mulheres tinham competido em Teahupoo no tour havia sido em 2006, por isso esse foi um evento inédito para todas as mulheres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o swell perdendo força ao longo do dia e ventos prejudicando a formação das ondas, Conlogue e Hennessy passaram os primeiros dez minutos da bateria final sem achar nada acima de 1 ponto. Quando a americana finalmente encontrou uma onda com maior tamanho, ela não conseguiu se posicionar dentro do tubo, tirando um 4.50. Mas dois minutos depois, Courtney Conlogue fez uma boa leitura e conseguiu completar um tubo rápido em outra onda de bom tamanho. Com isso, ela tirou uma nota 7.17.

Com 12 minutos no relógio e menos de um ponto na somatória do placar, Brisa Hennessy encontrou uma onda limpa e bonita, mas ela não conseguiu diminuir a velocidade da prancha e ficou a frente do tubo, o que só lhe rendeu 1.43. Na sequência, a costarriquenha conseguiu quebrar a combinação com uma nota 3.77 em uma onda menor que proporcionou um tubo que não encobriu-a por completo e uma rasgada.

Enquanto isso, Conlogue, com o placar a seu favor, continuou buscando ondas de mais tamanho, mas não conseguiu nenhuma nota para entrar em seu somatório. Precisando de 7.90 para virar a bateria, Hennessy deu sua última cartada com dois minutos para o fim, mas acabou caindo.

PUBLICIDADE

Com a vitória, Courtney Conlogue conseguiu seu melhor resultado de 2022. Até então, ela havia chegado em duas semis na Austrália. Esse também foi seu primeiro título desde 2019, quando venceu em Bells Beach.

PUBLICIDADE

Ao longo do campeonato em Teahupoo, a americana, que tem sucesso nas ondas grandes, não deu muita chance para suas adversárias e conquistou a maior somatória (15.33) e a melhor nota (7.83) da competição entre as mulheres.

Caminho até o título

Round 1: Courtney Conlogue 7.77 x Tatiana Weston-Webb 7.44 x Lakey Peterson 4.90

Quartas de final: Courtney Conlogue 15.33 x Stephanie Gilmore 4.16

Semifinal: Courtney Conlogue 7.66 x Tatiana Weston-Webb 7.30

PUBLICIDADE

Final: Courtney Conlogue 11.67 x Brisa Hennessy 5.20

Com a décima etapa do ano concluída, as cinco surfistas que ficaram no top 5 e vão disputar o título da WSL em Trestles, entre 8 e 16 de setembro, são: Carissa Moore, Johanne Defay, Stephanie Gilmore, Tatiana Weston-Webb e Brisa Hennessy, que garantiu seu lugar ao vencer o confronto direto com Lakey Peterson na semifinal.

Better Collective