O central Isac vai desfalcar a seleção brasileira de vôlei masculino da disputa do Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado a partir do próximo dia 26, na Polônia e na Eslovênia.
O jogador do Cruzeiro, de 31 anos e 2,11 m de altura, tem uma lesão crônica na coluna que já limita seus movimentos há algum tempo. O corte foi decidido em conjunto entre o atleta e a comissão técnica da seleção.
“É um momento difícil, mas foi uma decisão racional. Já trato esse problema na coluna há algum tempo, e agora senti mais dificuldade para dar meu 100%. Claro que eu gostaria de disputar o Mundial, defender a seleção brasileira nesta competição tão importante, mas é hora de pensar na minha saúde”, afirmou o jogador, que foi titular do Brasil em boa parte da campanha na Liga das Nações.
“A decisão do corte priorizou a saúde do Isac. É uma questão que ele já tem há algum tempo e está tratando”, explicou Felipe Malzac, médico da seleção.
O central Léo foi convocado pelo técnico Renan Dal Zotto para se juntar aos treinamentos que estão sendo realizados no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, no litoral fluminense. A posição ainda conta com Aracajú, Flávio e Lucão.
O Brasil no Mundial de vôlei masculino
Tricampeão mundial em 2002, 2006 e 2010 e vice nas últimas duas edições, em 2014 w 2018, a seleção brasileira de vôlei masculino chega ao Mundial num momento instável. O time iniciou um processo de renovação após o frustrante quarto lugar nas Olimpíadas de Tóquio-2020, no ano passado, mas o trabalho não começou bem, com o quinto lugar na Liga das Nações.
O veterano oposto Wallace, companheiro de Isac no Cruzeiro, voltou a ser convocado para suprir a ausência de Alan, que se machucou durante o torneio, e deve ser uma das estrelas principais da equipe.
O Brasil estreia no Mundial no dia 26, contra Cuba, às 6h (de Brasília), em jogo válido pelo Grupo B, Depois, enfrenta ainda o Japão, no dia 28, às 9h, e encerra a participação no Grupo B contra o Catar, no dia 30, às 6h.
O Mundial de vôlei masculino tem 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro seleções. Os dois primeiros de cada grupo avançam às oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros, e então os jogos serão em mata-mata até a decisão, marcada para 11 de setembro.