Vôlei feminino: Ana Cristina pede dispensa e está fora do Campeonato Mundial
Jogadora de 18 anos alegou “motivos pessoais”; veterana Carol Gattaz havia sido convocada para a disputa
A ponteira Ana Cristina, de 18 anos, pediu dispensa dos treinamentos da seleção brasileira de vôlei para o Mundial. Ela alegou “motivos pessoais” para não participar da competição, que será disputada de 23 de setembro a 15 de outubro, na Polônia e na Holanda.
Ana Cristina foi reserva durante a maior parte da Liga das Nações, mas entrou na final, contra a Itália, com boa atuação no terceiro set. Ela já é a segunda baixa da equipe vice-campeã no torneio – a primeira ela a ponteira Julia Bergman, que não foi liberada pela Universidade de Georgia Tech, onde joga e também cursará o último ano de Física.
A CBV havia convocado na terça-feira 16 jogadoras para o início dos treinos para o Mundial. Além do time que fechou a Liga das Nações, estão na lista do técnico José Roberto Guimarães a ponteira Tainara, a oposta Lorrayna e a veterana central Carol Gattaz, que não era convocada desde a presença no time medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio-2020, no ano passado.
As jogadoras convocadas para a seleção de vôlei feminino
Das 15 jogadoras que vão para os treinos no CT de Saquarema, no litoral fluminense, 14 poderão ser inscritas para o Mundial. Veja as convocadas, por posição:
Centrais – Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena
Ponteiras – Gabi, Pri Daroit, Rosamaria e Tainara
Opostas – Kisy, Lorenne e Lorrayna
Levantadoras – Macris e Roberta
Líberos – Natinha e Nyeme
O regulamento do Mundial de vôlei feminino e a tabela do Brasil
O Mundial de vôlei feminino terá 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis seleções cada. O Brasil está no Grupo A, e tem a seguinte tabela de jogos na primeira fase:
24/9 – 15h30 – Brasil x República Tcheca
26/9 – 15h30 – Brasil x Argentina
28/9 – 10h – Brasil x Colômbia
30/9 – 9h15 – Brasil x Japão
1/10 – 9h – Brasil x China
Os quatro primeiros vão à segunda fase, onde enfrentam os quatro primeiros do Grupo A – que tem como cabeça de chave justamente a Itália, algoz do Brasil na decisão da Liga das Nações. As outras seleções são Holanda, Bélgica, Porto Rico, Camarões e Quênia. Os resultados da primeira fase continuam contando.
Os quatro primeiros do grupo na segunda fase vão para as quartas de final, onde começam os confrontos de mata-mata até a decisão.
No Grupo B, estão Polônia, Turquia, República Dominicana, Coreia do Sul, Tailândia e Croácia. O Grupo C tem Estados Unidos, Sérvia, Alemanha, Bulgária, Canadá e Cazaquistão.