O Corinthians tem a complicada missão de buscar uma virada histórica contra o Flamengo, nesta terça-feira (9), pelo jogo de volta da fase de quartas de final da Copa Libertadores da América. Apesar de estar perdendo por 2 a 0 no agregado, o treinador Vítor Pereira declarou que confia na classificação e não ‘jogou a toalha’ para a partida no Maracanã.
“Se não acreditarmos, nem vale a pena viajar. O corinthiano é mesmo assim: espírito de superação, caráter, determinação, e desistir não é uma opção. Isso percebi mesmo antes de chegar. É acreditar”, declarou Vítor Pereira ao site oficial do clube.
Na Neo Química Arena, o Flamengo dominou o Corinthians e venceu por 2 a 0, gols de Arrascaeta e Gabigol. O Alvinegro Paulista não teve um dia bom e não conseguiu competir de igual para igual com a equipe de Dorival Júnior, que vive grande fase na temporada e é favorito para passar de fase.
“Vamos competir pela eliminatória com organização, caráter, determinação. Temos que acreditar, ir com espírito, porque podemos fazer um gol e tornar a vida deles mais complicada. Como eles fizeram aqui, temos qualidade para fazer com eles lá e competir pela eliminatória”, concluiu Vítor Pereira.
Depois da derrota por 2 a 0 na semana passada, o treinador do Corinthians falou em ‘choque de realidade’: “Também gostaria de saber como vou resolver. Custa muito, estou um bocadinho em choque de realidade. Custa muito, custa muito perceber que o jogo de fato não é fácil de reverter uma situação dessa na Libertadores. Temos que ir lá competir, dar o nosso melhor, procurar perceber o jogo melhor do que hoje”, disse ele.
O Corinthians terá semanas decisivas para a sequência de 2022. Além do embate na Libertadores, a Copa do Brasil também está em jogo, em confronto diante o Atlético-GO; a ida foi 2 a 0 para os goianos. No Brasileirão Série A, a diferença para o Palmeiras aumentou ainda mais: são 45 contra 39. No sábado (13), o adversário é justamente o time comandado por Abel Ferreira, em duelo que deve definir os rumos da competição.
Vale lembrar que não há mais o critério do gol marcado fora de casa. Sendo assim, qualquer vitória do Corinthians por dois gols de diferença a decisão será na prorrogação e, persistindo a igualdade no placar, pênaltis.