Série B: Vila Nova vence o Náutico de virada
Em partida de desesperados da competição nacional o time goiano venceu o Timbu Pernambucano no Estádio dos Aflitos em Recife-PE
Em partida de desesperados da competição nacional o time goiano venceu o Timbu Pernambucano no Estádio dos Aflitos em Recife-PE
O Vila Nova conseguiu uma vitória emocionante diante do Náutico em pleno Estádio dos Aflitos pela Série B. A partida foi válida pela 25° rodada e tinha mando de campo do time pernambucano. No entanto, mesmo com um publico considerável do time da casa, o alvirrubro goiano venceu e mantém a chama acesa na luta contra o rebaixamento.
O duelo era de duas equipes que lutam para se livrar da zona de rebaixamento. Antes da partida começar os dois times somavam 21 pontos sendo diferenciados apenas pelos critérios de desempate. Ou seja, se tratava de um confronto de desesperados pela Série B.
Com a derrota o Náutico chega na rodada a última colocação. Já o Vila Nova diminui a distancia da equipe em relação a pontuação para sair da zona de rebaixamento. Assim, Tigrão vai embalado para a próxima rodada da competição pegar o Sampaio Corrêa em casa. Já o time pernambucano buscará sua reabilitação contra o Cruzeiro em Minas Gerais.
O jogo
- Primeiro tempo: o Náutico em vantagem, mas o Vila Nova melhor em campo
A escalação do Náutico surpreendeu. O atacante Kieza não entrou no time titular, sendo Jonathas Jesus o escolhido para jogar como centro-avante. Aliás o camisa 99 era o único atacante de ofício na escalação. Em teoria a equipe estava escalada em um 3-6-1. Já o Vila Nova preferiu um time com cautela, tendo Neto Pessoa o jogador mais procurado para decidir pelo time goiano.
Os primeiros 20 minutos foram de bastante estudo das duas equipes. Inegavelmente os dois times demonstravam porque estão na zona de rebaixamento da Série B. Havia lentidão nos passes e poucas boas jogadas. No entanto nesse aos 17 minutos em um cruzamento na área defensiva do Vila Nova, Rafael Donato, experiente zagueiro do time goiano fez um gol contra.
EU ENTENDI NADA. SÓ SEI QUE FOI GOL NOSSO
BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORA pic.twitter.com/MTTkldoArH
— Náutico (@nauticope) August 20, 2022
Após o gol o jogo continuou morno. Mas nos últimos 15 minutos da primeira etapa o Vila Nova conseguiu melhorar e colocar o Timbu acuado. Até bola na trave existiu depois de um belo chute de Wagner. O time goiano encerrou o primeiro tempo com mais finalizações no jogo, além de uma melhor organização de jogo.
- Segundo tempo: o Vila Nova converte sua boa atuação em gols e vira para cima do Timbu
Demonstrando que apesar da vitória parcial o time não estava jogando bem, o treinador do alvirrubro pernambucano fez duas alterações no intervalo. Já a equipe visitante preferiu manter sua formação do início de jogo. Consequentemente o Vila Nova continuava atacando e tendo as melhores oportunidades.
Aos poucos o time goiano foi percebendo que possuía mais possibilidades de jogo. Sendo assim, os ataques começaram a ficar frequentes. Somado a isso o alvirrubro pernambucano demonstrava desorganização tática e levava pouco perigo a meta do goleiro Tony. O treinador Allan Aal começou a mudar o time buscando mais alternativas ofensivas. A essa altura os problemas que perduram no Náutico nesta Série B estavam ainda mais visíveis.
Com tanto esforço e aplicação o empate do Vila Nova chegou com Wagner aos 33 minutos. Depois do gol o embalo do Tigrão foi evidente. Inegavelmente o Náutico percebia que a virada era eminente. E a virada veio com Rafael Donato. O zagueiro se redimiu do gol contra na primeira etapa e aos 45 minutos virou o jogo. Uma boa vitória do time visitante na competição.
O gol de Rafael Donato, que garantiu a vitória. Bem parecido com o do primeiro turno contra o Náutico. #TIMEDOPOVO pic.twitter.com/d9DqrTKk87
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) August 20, 2022
Escalações:
Náutico – Bruno; Wellington, Maurício; João Paulo; Júnior Tavares, Jobson, Souza (Pedro Vitor), Victor Ferraz, Anilson, Jean Carlos; Jonathas Jesus (Kieza)
Vila Nova – Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson Cassiano, Willian Formiga (Railan); Ralf (Dentinho), Sousa, Arthur Rezende (Jean), Wagner; Kaio Nunes (Hugo Cabral), Neto Pessoa (Daniel Amorim)