PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo Verstappen faz apelo à Fórmula 1 antes de GP da Bélgica

Verstappen faz apelo à Fórmula 1 antes de GP da Bélgica

Piloto atual campeão da F1 opinou sobre o circuito de Spa e possíveis alterações de pistas na categoria; leia

Por Arthur Santos Eustachio em 19/08/2022 13:55 - Atualizado há 11 meses

Reprodução/Peter Fox - Getty Images

Max Verstappen, da Red Bull, não quer que a Fórmula 1 acabe com pistas como a Spa Francorchamps, do GP da Bélgica. A edição 2022 da corrida ocorre no próximo fim de semana, após pausa de férias na categoria.

Dado o interesse mundial em sediar corridas de F1, a pista belga corre risco de ser cortada. Vegas deve se juntar a Austin e Miami no calendário do próximo ano, expandindo o interesse americano para três corridas. Duas delas são circuitos de rua, se se incluir Miami como tal.

Assim, caso Mônaco mantenha seu lugar para a temporada 2023, haverá sete circuitos de rua no calendário da próxima temporada de F1. Mas o Principado também está sob ameaça.

Investimentos norte-americanos

Nos próximos anos, é possível que Silverstone e Monza, que têm acordos até 2024, também caiam. Tudo isso devido a um influxo de novos dados demográficos. É que a disputa pelo título entre Verstappen e Hamilton, em 2021, trouxe muito interesse em todo o mundo. Não à toa, o chefe da Red Bull Christian Horner afirmou que o esporte, no momento, está mais investível do que nunca.

O documentário Drive to Survive também gerou um público maior, principalmente nos Estados Unidos. Eis, portanto, o grande motivo por que três corridas de Fórmula 1 serão realizadas no país a partir de 2023.

O dinheiro que as novas pistas dão é muito maior do que o de pistas como Spa, que está no calendário desde o início do campeonato em 1950. Trata-se, pois, de parte das fundações da F1. Por isso, na opinião de Verstappen, que sempre recebe apoio holandês no circuito, seria perturbador ver a pista fora.

“É triste, antes de tudo porque Spa é minha pista favorita na Fórmula 1; além disso, acho que é uma ótima pista para pilotar”, disse ele ao RacingNews365. “Entendo que chegar lá em comparação com outras pistas provavelmente é um pouco mais difícil às vezes com o tráfego, mas é uma pista muito icônica”, completou.

Verstappen defende o circuito do GP da Bélgica: “carros da Fórmula 1 não foram feitos para a rua”

O atual campeão não deseja um calendário cheio de circuitos de rua; para o holandês, deve haver mais identidade nas pistas que o esporte visita: “Eu não quero me ver em 2028, ou qualquer outro ano, dirigindo em circuito de rua perto da cidade apenas para o engajamento dos fãs; porque você precisa dos tipos de pista icônicos no calendário”.

“Claro, eu entendo que todo mundo quer ganhar dinheiro, mas também há um limite para isso, porque é importante manter esses circuitos legais no calendário em vez de apenas pilotar em circuitos de rua. No mais, acho que os carros de F1 não são projetados para tais pistas”, acrescentou Verstappen.

Atualmente, há a chance de que o próximo Grande Prêmio da Bélgica no final de agosto possa ser o último por algum tempo, se não houver uma renovação. Há rumores também de que o circuito de Kyalami, na África do Sul, possa voltar à Fórmula 1, o que poderia reforçar a saída de Spa da lista.

Exit mobile version