A brasileira Bia Haddad ficou com o vice-campeonato do WTA 1000 de Toronto, no Canadá. Ela foi derrotada na decisão pela romena Simona Halep, número 15 do mundo, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 2/6 e 6/3, em partida disputada na tarde deste domingo.
Bia começou melhor na partida, mas não conseguiu segurar a força e a persistência de Halep, que fez um jogo de poucos erros e fechou o set inicial com 6/3.
A brasileira passou a dominar as ações na segunda parcial e, com duas quebras de vantagem, fechou em 6/2 sem muita dificuldade.
Mas Halep, mais experiente, conseguiu se recuperar e retomar a boa forma no terceiro set. Conseguiu uma quebra no quarto game e depois, sempre jogando com paciência, acertou bons gplpes e forçou erros da brasileira, fechando novamente em 6/3.
Apesar da derrota, Bia obteve no torneio seu melhor desempenho num torneio da série WTA !000, a segunda mais importante do circuito de tênis feminino, atrás apenas dos Grand Slam. Atualmente em 24º lugar no ranking da WTA, a brasileira deve aparecer no top 20 com os pontos conquistados no Canadá.
Nesta semana, ela venceu nada menos que a atual número 1 do mundo, a polonesa Iga Zwiatek, além de outras duas tenistas top 20, a canadense Belinda Bencic – que eliminou Serena Williams na segunda rodada – e a tcheca Karolina Plískova,
Aos 26 anos, Bia Haddad vive a melhor fase de sua carreira. Neste ano, conquistou na grama seu dois primeiros títulos de torneios da WTA, em Nottingham e Birmingham. Na história do tênis feminino brasileiro, seus feitos só podem ser comparados aos de Maria Esther Bueno, a lendária estrela dona de três títulos de Wimbledon e quatro de US Open nas décadas de 1950 e 1960, quando o tênis ainda era amador e não havia ranking.
Para Halep, o titulo deve render uma volta ao top do ranking da WTA, que deve ser anunciado nesta segunda-feira.