Que Fábio Santos é uma das principais referências do elenco do Corinthians, disso ninguém tem dúvida. E a importância do experiente lateral para o Timão fica ainda mais explícita quando se analisa os números da equipe na temporada quando ele está em campo e quando ele está fora.
Com Fábio Santos, o aproveitamento do Corinthians é de 71%, sem o capitão, esses números caem quase pela metade, ficando em 43%. Exemplo recente disso, foram as derrotas nos jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil e Libertadores, quando o lateral não esteve em campo e a equipe foi derrotada por Atlético-GO e Flamengo – ambos os placares iguais: 2 a 0.
Nesta temporada, Fábio Santos foi titular em 21 partidas com a camisa alvinegra. Desses jogos, o Timão saiu vitorioso em 13, empatou seis e perdeu os outros dois. Sem o experiente lateral, a equipe entrou em campo em 27 oportunidades: o aproveitamento foi de nove vitórias, oito empates e 10 derrotas.
E a média é ainda pior quando se analisa os gols sofridos pelo Corinthians quando Fábio Santos está em campo e quando o técnico Vítor Pereira não pode utilizar o jogador. Com o lateral em campo, o Timão sofreu 11 gols em 21 jogos. A média é de 0,52 gol sofrido por jogo. Já quando ele não joga, o número aumenta para quase o dobro. Em vinte e sete partidas sem ele, o time sofreu quase o triplo: 30.
Corinthians em 2022
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) August 3, 2022
Com Fábio Santos titular 🆚 Sem Fábio Santos titular
Jogos: 21 – 27
Vitórias (%): 62% – 33%
Derrotas (%): 9% – 37%
Aproveitamento: 71% – 43%
Gols sofridos / j: 0.52 – 1.11
Jogos s/ sofrer gol: 67% – 30%
• Não jogou nas derrotas para Flamengo e Atlético-GO. pic.twitter.com/KmQEu2w0wY
Sequência do Corinthians
O Timão volta a campo no próximo sábado (6), contra o Avaí, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 18h, no Estádio da Ressacada.