A renovação entre Alexander Albon e Williams diminuiu o total de pilotos da F1 que têm contrato até o fim da atual temporada.
Agora, apenas cinco integrantes do atual grid estão sob risco de sair da principal categoria de automobilismo do mundo.
Um deles, Sebastian Vettel, decidiu se aposentar. O alemão vai ser substituído por Fernando Alonso.
Poucos dias após o anúncio da aposentadoria, a Aston Martin F1 contratou o espanhol e firmou um contrato de múltiplos anos.
Reconhecido por ser filho do heptacampeão Michael Schumacher, o alemão Mick Schumacher também não está garantido para 2023.
O atual companheiro de Kevin Magnussen, na escuderia Haas, estreou na F1 no ano passado.
No entanto, marcou os primeiros no campeonato apenas em 2022. Além disso, Mick Schumacher está marcado por, frequentemente, protagonizar acidentes.
Em um ranking divulgado pelo canal Sky Germany, ele foi o piloto que mais deu prejuízos por acidentar o carro na última temporada. Ao todo, a Haas teve que investir 3,6 milhões de libras só em manutenções.
Guanyu Zhou é o terceiro nome da lista. O estreante chinês começou a temporada somando pontos, mas está oscilando na F1.
O penúltimo nome é o do japonês Yuki Tsunoda. O profissional da Alpha Tauri conquistou somente 11 pontos em 13 corridas e já viu o companheiro de equipe, Pierre Gasly, renovar por mais um ano.
O canadense Nicholas Latifi encerra a lista. É comum ver o profissional da Williams terminar as corridas em último lugar.
A internet costuma ir à loucura e publicar memes quando o piloto consegue avançar nos treinos de classificação ou surpreender nas sessões de treino livre.
Latifi acabou de ver o companheiro de equipe, Alexander Albon, renovar o contrato e pode ser substituído por algum novato.
Vale destacar que a Williams confirmou que o americano Logan Sargeant (piloto da Fórmula 2) vai substituí-lo na primeira sessão de treino livre para o GP de Austin.
Além disso, a montadora britânica já deu uma chance para outro piloto novato. Nyck de Vries (reserva da Mercedes) guiou uma Williams durante a primeira sessão de treino livre para o GP da Espanha.
BREAKING: Alex Albon to remain with Williams for 2023 and beyond!#F1 @WilliamsRacing pic.twitter.com/2kG4SfY0zj
— Formula 1 (@F1) August 3, 2022