A seleção da Espanha foi a grande campeã da Copa do Mundo de 2010, que foi realizada na África do Sul. O time comandado pelo técnico Vicente del Bosque levantou a taça ao bater a Holanda por 1 a 0 na prorrogação, com gol de Andrés Iniesta no estádio de Joanesburgo.
Campeões da Eurocopa 2008, os espanhóis não eram considerados grandes favoritos ao título da Copa do Mundo na África do Sul. Com a vitória sobre a Holanda, a Espanha entrou para o seleto grupo de campeões formado por Brasil, Argentina, Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Uruguai.
Em relação ao terceiro lugar, a disputa foi intensa entre Uruguai e Alemanha. Os germânicos levaram a melhor, com o placar final de 3 a 2.
Caminhada até o inédito título
Os espanhóis começaram o torneio com o pé esquerdo e perderam para a Suíça por 1 a 0. Esse resultado negativo estimulou o time, que bateu Honduras e Chile por 2 x 0 e 2 x 1, respectivamente. No mata-mata, a Espanha eliminou Portugal, Paraguai, Alemanha e superou a Holanda em uma final inédita.
Primeira Copa do Mundo realizada na África
A Copa do Mundo de 2010 marcou o ingresso da África no mundial de futebol e pela primeira vez, o continente sediou o torneio. Ao todo foram 10 estádios espalhados em nove cidades diferentes.
Em relação as seleções, a Copa contou com 32 países na disputa pela taça. Enquanto Sérvia e Eslováquia fizeram a sua estreia no mundial, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação nas eliminatórias.
Clique aqui para saber mais sobre o mundo do futebol