No último mês de junho, o PSG se surpreendeu com a atitude do jovem meio-campista Xavi Simons, de 19 anos, que decidiu não renovar seu contrato e deixou o clube francês rumo ao PSV, da Holanda.
A saída de Xavi Simons pegou a cúpula parisiense de surpresa. Segundo informações da imprensa local, clube e atleta estavam com a renovação praticamente encaminhada, mas o meia preferiu se transferir para o time de Eindhoven.
Simons, que é holandês, assinou por quatro temporadas com o PSV, até 2027.
Neste começo de temporada 2022/2023, ele já atuou nos três jogos oficiais da equipe holandesa e marcou um gol – na final da Supercopa da Holanda, contra o Ajax (veja ao final da reportagem).
De volta ao PSG?
Mas o atleta pode retornar ao PSG. Como assim? Segundo informações do jornal “L’Equipe”, o clube de Paris segue acompanhando os passos do jovem e não descarta repatriá-lo no ano que vem.
Em seu contrato com o PSV, o PSG estabeleceu uma cláusula de rescisão de 4 milhões de euros que pode ser ativada ao final da temporada.
Ou seja, caso Xavi Simons tenha sucesso no futebol holandês, ele poderá retornar ao Paris Saint-Germain em julho de 2023.
Quando deixou o PSG, Simons fez uma postagem nas redes sociais agradecendo o time da França:
“Depois de 3 anos maravilhosos no clube, é hora de dizer adeus. Sou muito grato aos treinadores, ao time, aos meus companheiros de equipe e a todos os funcionários. O PSG estará sempre no meu coração. Para os fãs: do fundo do meu coração, obrigado, eu amo vocês!!”.
Formado no Barcelona
Xavi Simons atuou por nove anos na base do Barcelona e, em 2019, se transferiu para o PSG. Em 2021, ele passou a integrar o elenco profissional dos parisienses e atuou em apenas nove partidas oficiais em 2021/2022.
Como não teria espaço no time do técnico Christophe Galtier na atual temporada, o meia holandês preferiu acertar com o clube do seu país natal.
Confira o gol de Xavi Simons em PSV x Ajax:
Xavi Simons é natural de Amsterdã e integra as seleções de base da Holanda, do sub-15 ao sub-19.