Nem Neymar e nem Mbappé: números mostram quem é melhor cobrador de pênalti do PSG
Dois jogadores espanhóis possuem melhor aproveitamento de pênaltis no PSG; Lionel Messi fica para trás
Neymar e Kylian Mbappé entraram em “guerra” por causa de cobranças de pênaltis. Os dois não ficaram satisfeitos ao longo da vitória do PSG contra o Montpellier no último sábado (13). O francês bateu e desperdiçou a primeira cobrança, enquanto o brasileiro pegou a bola e converteu a segunda penalidade. O treinador Christophe Galtier disse que a “ordem foi respeitada”.
Se Neymar é superior ao francês nos pênaltis, outro jogador vence dos dois em aproveitamento. Segundo o “Transfermarkt”, o camisa 10 tem 82,5% nas cobranças durante a carreira, o que supera os 80% de Mbappé.
O melhor aproveitamento em pênaltis do elenco do PSG é do espanhol Pablo Sarabia, que tem simplesmente 100% em cobranças ao longo da carreira. Ele colocou a bola no fundo do gol nos 15 pênaltis cobrados até esse momento como jogador profissional. Aos 30 anos, o atacante retornou de empréstimo do Sporting e vem sendo a primeira opção quando um dos três jogadores do trio de ataque não está disponível.
Sarabia já marcou gols de pênaltis pelo Real Madrid Castilla, Sevilla, Sporting e seleção da Espanha, mas não chegou a cobrar pelo PSG. E em um elenco cheio de estrelas para chamar a responsabilidade, dificilmente o espanhol terá uma oportunidade.
No ano passado, quando Neymar estava machucado, Mbappé e Lionel Messi dividiram o compromisso. O francês chegou a desperdiçar uma cobrança na fase de grupos da Champions League, enquanto o argentino perdeu contra o Real Madrid na fase de oitavas de final da competição. Entre as três estrelas, o brasileiro da camisa 10 é o que mais vem tendo sucesso neste quesito nos últimos anos.
Outro nome do elenco que tem ótimo aproveitamento em penalidades é o zagueiro Sergio Ramos, com 85,7%. Depois que Cristiano Ronaldo deixou o Real Madrid, em 2018, ele passou a ser o responsável pelos pênaltis e converteu alguns bem importantes. Um dos líderes do vestiário no PSG, o espanhol é outra boa opção caso as estrelas ofensivas não estejam em campo.
Perguntado sobre a polêmica entre Mbappé e Neymar, o treinador Christophe Galtier minimizou: “A ordem de escolha foi definida para esta partida. Kylian cobrou primeiro, então era lógico que Neymar bateria depois. Veremos mais tarde”, disse ele, em entrevista coletiva no fim de semana.
O “Le Parisien” informa que houve uma reunição entre o técnico Galter, o diretor esportivo português Luís Campos e os dois atletas. Neymar e Mbappé receberam um “puxão de orelha” e foram avisados que questões desse tipo devem ser resolvidas internamente, e não perto das câmeras.