Home Mercado da Bola Problemas extracampo e poucos jogos: o que a última temporada mostrou de Soteldo, do Santos

Problemas extracampo e poucos jogos: o que a última temporada mostrou de Soteldo, do Santos

Peixe precisou aliviar sua folha salarial com as saídas de Ricardo Goulart e Léo Baptistão para conseguir contratar Soteldo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Aos 25 anos, Yeferson Soteldo foi contratado para reforçar o ataque do Santos na Série A do Campeonato Brasileiro. Após passagens ruins pelo Toronto FC, do Canadá e, Tigres, do México, o venezuelano tenta recuperar seu futebol ao vestir pela segunda vez a camisa do Peixe.

Apesar disso, o atacante terá de superar o longo período de inatividade. Ele não disputa uma partida oficial desde 21 de maio, quando o Tigres venceu por 4 a 2 o Atlas em jogo válido pela semifinal do Campeonato Mexicano. Depois disso, não foi mais visto em ação pelo clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Protagonista nas duas temporadas que atuou pelo clube paulista, Soteldo chega com status de ídolo após descartar propostas financeiramente mais vantajosas de Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Internacional e São Paulo. Soteldo é a solução encontrada para encorpar o ataque do Santos desde que Marinho acertou com o Flamengo.

“O amor que eu tenho pelo clube, é muito grande. Quando fui embora, fui triste. Mas sabia que ia voltar. Não há nada como voltar ao time em que fui feliz. Foram muitas propostas, mas não conseguiria jogar em outro time do Brasil, esse aqui é o maior”, disse durante entrevista coletiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Números pelo Tigres

Jogos: 19

Vitórias: 11

Empates: 2

PUBLICIDADE

Derrotas: 6

PUBLICIDADE

Gols marcados: 1

Minutos em campo: 585

Temporada ruim no México

Os números recentes de Yeferson Soteldo não são nada empolgantes. No Tigres, por exemplo, ele foi titular em quatro das 16 partidas que disputou. Nesse ínterim, marcou um gol, fez uma assistência e totalizou 553 minutos em campo.

Além disso, acumulou uma série de problemas dentro e fora de campo na sua breve passagem pela equipe de Monterrey. Em seis meses no futebol mexicano, bateu de frente com a diretoria do clube e passou a ser alvo de críticas da torcida.

PUBLICIDADE

Apesar de contar com o apoio do técnico Miguem Herrera, o atacante sumiu por oito dias após ser convocado para defender a Venezuela contra a Arábia Saudita, no dia 9 de junho, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Catar.

De acordo com a imprensa mexicana, Soteldo retornou ao país e não se apresentou ao clube na data combinada. Ele desapareceu após participar de uma festa nos arredores de Monterrey. Posteriormente, foi multado pela diretoria do Tigres.

Um mês depois, Soteldo se envolveu em um acidente de carro perto do centro de treinamento da equipe. Ao fazer uma manobra, não percebeu a presença de outro veículo e acabou colidindo. Segundo autoridades locais, o jogador dava sinais de embriaguez.

Após ser detido, Soteldo foi submetido a teste de bafômetro que detectou a presença de álcool no organismo do atleta. Porém, acabou sendo solto ao pagar a fiança de US$ 100 mil (R$ 516 mil, pela cotação atual).

PUBLICIDADE

No dia seguinte ao acidente, começaram os rumores de uma possível transferência do atleta para o PAOK, da Grécia. Porém, a proposta europeia nunca chegou e o jogador seguiu treinando normalmente no Tigre.

Better Collective