Home Mercado da Bola Panathinaikos espera janela das principais ligas europeias fechar para tirar Vitinho do Flamengo

Panathinaikos espera janela das principais ligas europeias fechar para tirar Vitinho do Flamengo

Revelado pelo Botafogo, Vitinho soma passagens por Internacional e CSKA. Atacante tem contrato com o clube carioca até dezembro

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Panathinaikos, da Grécia, espera pelo encerramento da janela de transferências para os principais mercados europeus para contratar Vitinho. O atacante tem contrato até o fim da atual temporada e não terá o vínculo ampliado pelo Flamengo.

O Torcedores.com apurou que o Panathinaikos tem um acerto verbal com Vitinho e agora tentará se acertar com o Flamengo. O atacante deu o “de acordo” ao clube grego após acertar salários, luvas e premiações após conversas com o presidente Manos Mavrokoukoulakis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A estratégia do Panathinaikos é ganhar tempo nos bastidores para então costurar um acordo sem a concorrência de clubes mais bem resolvidos financeiramente, que a partir do dia 1º de setembro, não poderão mais contratar.

Na última proposta, o Panathinaikos aumentou a participação rubro-negra nos direitos econômicos do atleta.  Com isso, o Flamengo ficaria com 30% do passe visando uma negociação futura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel não estão de acordo com a modalidade de acordo apresentada para a liberação imediata de Vitinho.

Nos bastidores da Gávea há o consenso de que o Panathinaikos precisa querer fazer o ‘negócio acontecer’ oferecendo uma compensação financeira. Os dirigentes evitam falar em um ‘número mágico’ para negociar o atleta.

No entanto, o Flamengo está disposto a avaliar uma oferta de 1,5 milhão de euros (R$ 7,8 milhões pela cotação atual) para vender parte dos direitos do atacante. Esse formato de negócio é um dos eventuais cenários que o rubro-negro poderá apresentar aos gregos.

PUBLICIDADE

Herança maldita

Antes de mais nada, Vitinho chegou no Flamengo em julho de 2018. Comprado por 10 milhões de euros (R$ 43 milhões, à época) junto ao CSKA Moscou, o atacante foi a contratação mais cara da gestão Eduardo Bandeira de Mello entre 2013 e 2018.

PUBLICIDADE

Apesar das boas atuações no início da sua trajetória no clube, ele nunca foi uma unanimidade entre os torcedores rubro-negros. Nas últimas temporadas, inclusive, se tornou ‘reserva de luxo’ de Bruno Henrique que se consolidou como titular absoluto no time.

Em quatro temporadas, conquistou a Recopa Sul-Americana (2020), a Copa Libertadores da América (2012), o Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), a Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e o Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).

A temporada de Vitinho

Em 2022, por exemplo, Vitinho disputou 21 partidas: 10 na Série A do Campeonato Brasileiro, uma na Supercopa do Brasil e 10 no Campeonato Carioca. Além disso, fez quatro assistências e somou 839 minutos jogados pelo Flamengo

A partida com a camisa rubro-negra foi na goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre o Atlético-GO, no dia 30 de julho, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, jogou apenas 16 minutos e foi notado pelos gols perdidos enquanto esteve em campo.

PUBLICIDADE

Melhores momentos de Vitinho pelo Flamengo. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmRlQwd0ZtaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Better Collective