O Panathinaikos, da Grécia, espera pelo encerramento da janela de transferências para os principais mercados europeus para contratar Vitinho. O atacante tem contrato até o fim da atual temporada e não terá o vínculo ampliado pelo Flamengo.
O Torcedores.com apurou que o Panathinaikos tem um acerto verbal com Vitinho e agora tentará se acertar com o Flamengo. O atacante deu o “de acordo” ao clube grego após acertar salários, luvas e premiações após conversas com o presidente Manos Mavrokoukoulakis.
A estratégia do Panathinaikos é ganhar tempo nos bastidores para então costurar um acordo sem a concorrência de clubes mais bem resolvidos financeiramente, que a partir do dia 1º de setembro, não poderão mais contratar.
Na última proposta, o Panathinaikos aumentou a participação rubro-negra nos direitos econômicos do atleta. Com isso, o Flamengo ficaria com 30% do passe visando uma negociação futura.
Ainda segundo apurou a reportagem, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel não estão de acordo com a modalidade de acordo apresentada para a liberação imediata de Vitinho.
Nos bastidores da Gávea há o consenso de que o Panathinaikos precisa querer fazer o ‘negócio acontecer’ oferecendo uma compensação financeira. Os dirigentes evitam falar em um ‘número mágico’ para negociar o atleta.
No entanto, o Flamengo está disposto a avaliar uma oferta de 1,5 milhão de euros (R$ 7,8 milhões pela cotação atual) para vender parte dos direitos do atacante. Esse formato de negócio é um dos eventuais cenários que o rubro-negro poderá apresentar aos gregos.
Herança maldita
Antes de mais nada, Vitinho chegou no Flamengo em julho de 2018. Comprado por 10 milhões de euros (R$ 43 milhões, à época) junto ao CSKA Moscou, o atacante foi a contratação mais cara da gestão Eduardo Bandeira de Mello entre 2013 e 2018.
Apesar das boas atuações no início da sua trajetória no clube, ele nunca foi uma unanimidade entre os torcedores rubro-negros. Nas últimas temporadas, inclusive, se tornou ‘reserva de luxo’ de Bruno Henrique que se consolidou como titular absoluto no time.
Em quatro temporadas, conquistou a Recopa Sul-Americana (2020), a Copa Libertadores da América (2012), o Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), a Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e o Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).
A temporada de Vitinho
Em 2022, por exemplo, Vitinho disputou 21 partidas: 10 na Série A do Campeonato Brasileiro, uma na Supercopa do Brasil e 10 no Campeonato Carioca. Além disso, fez quatro assistências e somou 839 minutos jogados pelo Flamengo
A partida com a camisa rubro-negra foi na goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre o Atlético-GO, no dia 30 de julho, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, jogou apenas 16 minutos e foi notado pelos gols perdidos enquanto esteve em campo.
Melhores momentos de Vitinho pelo Flamengo. Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmRlQwd0ZtaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]